Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Números do chumbo (afinal) são metade da derrapagem de 2012

Os números continuam a gerar alguma controvérsia, mas o montante apontado como sendo o buraco do Orçamento, consequência do chumbo de quatro medidas pelo Constitucional, continua a ser o de 1,3 mil milhões de euros. Dramatizações à parte, a quantia é menos de metade do valor da derrapagem fiscal, avança o Jornal de Negócios.

Números do chumbo (afinal) são metade da derrapagem de 2012
Notícias ao Minuto

09:23 - 09/04/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Constitucional

São cerca de 1,3 mil milhões de euros que o Governo vai ter de compensar com outras medidas, que não as que foram chumbadas pelos juízes do Tribunal Constitucional.

O montante assustou Governo e portugueses, muito graças ao discurso do primeiro-ministro Passos Coelho. No entanto, o valor não chega a metade dos três mil milhões de euros que correspondem à derrapagem fiscal de 2012.

O Orçamento do Estado para 2012 previa uma receita fiscal de 35 mil milhões, mas contas feitas só se alcançaram os 32 mil milhões de euros. Estes três mil milhões de diferença correspondem a um valor 2,4 vezes superior ao rombo decorrente do chumbo do Tribunal Constitucional.

Este foi aliás um dos argumentos referidos pelo secretário-geral do PS, António José Seguro, no seu discurso de reacção, com um dia de atraso, à declaração ao País do primeiro-ministro, Passos Coelho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório