Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

SATA teve resultado líquido positivo de 73 mil euros

O conjunto das empresas da SATA, a transportadora aérea açoriana, alcançaram, em 2012, um desempenho positivo, sendo o resultado líquido consolidado do grupo 73 mil euros, revelou esta quarta-feira a empresa.

SATA teve resultado líquido positivo de 73 mil euros
Notícias ao Minuto

17:03 - 03/04/13 por Lusa

Economia Notícias

Numa nota, a SATA indica que o resultado líquido consolidado do grupo em 2012 “corresponde ao somatório dos resultados individuais” da Sata SGPS (mil euros positivos); da Sata Air Açores (11 mil euros, ou seja, cerca de 0,03 euros por passageiro transportado); da SATA Internacional (12 mil euros, 0,02 euros por passageiro transportado); da SATA Gestão de Aeródromos (32 mil euros); da Azores Express (3 mil euros) e da SATA Express (14 mil euros9.

"Apesar do expressivo aumento em importantes componentes dos custos, como aqueles que se relacionam com encargos financeiros e com combustível, destaca-se a redução continuada dos custos unitários, fruto de uma estratégia transversal implementada, que permitiu que, em 2012, a SATA Air Açores e a SATA Internacional tivessem apresentado os custos unitários (por lugar quilómetro voado, excluindo o custo do combustível) mais baixos dos últimos anos, respectivamente, 0,36 euros para a SATA Air Açores e 0,042 euros para a SATA Internacional”, refere a empresa.

Segundo a SATA, "os resultados operacionais das duas companhias aéreas apresentaram melhorias", sendo que no caso da SATA Air Açores, que assegura as ligações entre as ilhas do arquipélago, passaram de 3,15 milhões euros em 2011 para 5,24 milhões em 2012.

Quanto à SATA Internacional, que assegura as ligações para fora dos Açores, os resultados operacionais crescerem de 438 mil euros em 2011 para cerca de 1,9 milhões em 2012.

A empresa acrescenta que o EBITDA (ganhos antes de juros, impostos e amortizações) "apresenta crescimentos nas duas companhias aéreas".

Na SATA Air Açores estes ganhos passaram de 13,2 milhões de euros para 13,7 milhões (um aumento de 3%), enquanto que, na SATA Internacional cresceram 25%, passando de 2,8 milhões de euros para 3,5 milhões.

No entanto, "o expressivo aumento dos custos financeiros e consequente forte deterioração dos resultados financeiros", fruto do "acentuado agravamento das condições de financiamento implementado por toda a banca e pelo aumento das necessidades de crédito de tesouraria, impediu que os resultados líquidos aumentassem de modo comensurável com a melhoria dos resultados operacionais", salienta a companhia.

Quanto à actividade operacional do Grupo SATA, em 2012, registou "uma quebra de 5% no número de voos realizados", ou seja, "menos 1.075 voos e o transporte de menos 116.222 passageiros, o que corresponde a uma variação de -8,6% no número de passageiros transportados, relativamente a 2011".

O presidente do Grupo SATA, citado no comunicado, destaca que os resultados do ano passado “só foram possíveis graças ao envolvimento e comprometimento" de todos que “percebendo a difícil situação económica” actual “contribuíram com o seu melhor” para “atingir níveis de custos unitários muito competitivos o que resultou no aumento dos resultados operacionais”.

Para este ano, António Gomes de Menezes sublinha que se pretende “prosseguir a estratégia que assenta em dois vectores essenciais: redução do custo unitário para reforço da competitividade da companhia e reforço da internacionalização da rede da SATA ao serviço dos Açores”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório