Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Investidores da Bayer ainda 'torcem nariz' a proposta pela Monsanto

Bayer estará confiante no ‘ok’ de acionistas da Monsanto. Mas há dúvidas entre os próprios acionistas da Bayer.

Investidores da Bayer ainda 'torcem nariz' a proposta pela Monsanto
Notícias ao Minuto

11:02 - 24/05/16 por Pedro Filipe Pina

Economia Negócio

A Bayer confirmou os rumores que circulavam e avançou mesmo para a aquisição da Monsanto. Ao todo são 122 dólares por ação (pouco mais de 108 euros), numa impressionante proposta que, no seu global, é avaliada na ordem dos 55 mil milhões de euros.

A confirmar-se, estaremos perante o maior fabricante mundial de produtos químicos e sementes para a agricultura. Mas há dúvidas entre acionistas da própria Bayer, como dá conta a Reuters.

Há uns dias, quando os rumores começaram a circular, John Bennett, da Global Investors foi particularmente crítico da hipótese, sugerindo mesmo à agência noticiosa que Werner Baumann estaria a “destruir” o trabalho do seu antecessor na liderança da farmacêutica, Marijn Dekkers.

Markus Manns, da Union Investment, também se mostrou cético em relação ao negócio. Mas agora que a proposta é oficial e falta saber o que a norte-americana Monsanto diz, há ainda dúvidas a pairar.

À mesma Reuters e já após saber do negócio, Markus Manns, que representa o 14.º maior investidor da Bayer, não parece ter mudado de opinião. “O preço que foi revelado está no limite”, sugeriu, afirmando que se a Bayer tiver de subir a proposta este negócio “será cada vez menos atrativo”. A agência noticiosa esclarece ainda que outros investidores da farmacêutica alemã se mostraram ainda algo reticentes com este negócio.

Independentemente de estar ou não a arriscar demasiado, o certo é que o negócio pode mesmo avançar.

Ainda há dúvidas sobre o que dirão os acionistas da Monsanto. No entanto, ontem, na bolsa de Nova Iorque, e já após subidas recentes desde que os rumores começaram a circular, as ações da Monsanto foram vendidas a um máximo de 106 dólares (cerca de 94,5 euros), um valor notoriamente inferior à proposta de 122 dólares por ação da Bayer.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório