Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Grécia: Eurogrupo tenta hoje fechar acordo para desembolso de ajuda

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir hoje, em Bruxelas, a primeira avaliação do terceiro programa de assistência à Grécia, podendo dar finalmente "luz verde" ao desembolso de uma nova tranche do empréstimo.

Grécia: Eurogrupo tenta hoje fechar acordo para desembolso de ajuda
Notícias ao Minuto

06:07 - 24/05/16 por Lusa

Economia Finanças

A reunião do Eurogrupo, na qual Portugal estará representado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, tem lugar dois dias após o parlamento grego ter aprovado - no domingo - medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

O projeto aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza prevê um mecanismo de correção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indiretos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras comentou na ocasião que "os parceiros europeus recebem a mensagem de que a Grécia respeita os seus compromissos, e agora eles devem demonstrar que respeitam os seus", numa alusão às eventuais negociações sobre o alívio da dívida grega.

Já na segunda-feira, tanto o comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, como o governo alemão, através do ministério das Finanças, manifestaram-se otimistas quanto a um acordo na reunião de hoje em Bruxelas, depois do pacote de medidas aprovado pela Grécia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório