Procurar

'Ditadura' dos mercados traz mais uma subida dos combustíveis

Investidores internacionais vão trazer más notícias mais uma vez. Os condutores portugueses vão pagar mais graças à subida dos preços nas trocas entre investidores.

'Ditadura' dos mercados traz mais uma subida dos combustíveis

© Reuters

Bruno Mourão com Elsa Pereira
20/05/2016 09:11 ‧ há 9 anos por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Depois de uma série de meses de quedas progressivas do preço do petróleo, acompanhada por uma perda de valor dos combustíveis, os portugueses começam a ter cada vez menos razões para sorrir na hora de encher o depósito. 

As últimas quatro semanas trouxeram apenas uma redução de preços por parte das petrolíferas, para além de um corte no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP); para piorar a situação, os custos para o consumidor foram revistos em alta por três vezes, incluindo esta semana. 

Segundo os dados disponíveis no site da Direção-Geral de Energia e Geologia, a gasolina 95 simples ficou cerca de meio cêntimo mais cara, enquanto o diesel sem aditivos passou a custar cerca de 0,2 cêntimos a mais. 

Se esta semana as subidas dos preços chegaram para anular a descida do (ISP), a tendência nos mercados promete trazer muito mais do que isso já na próxima segunda-feira. Olhando para os números, prevê-se uma revisão em alta dos preços com impacto na carteira dos portugueses. 

A gasolina 95 sem aditivos deverá ser passar a custar cerca de meio cêntimo a mais nos postos de abastecimento, mas a subida poderá ser maior caso a sessão de hoje nos mercados internacionais traga mais subidas da cotação e frete. No gasóleo simples, os números apontam para uma revisão ainda mais pesada para o bolso dos condutores: cerca de um cêntimo por litro a mais. 

Depois de atingirem no primeiro trimestre os preços mais baixos dos últimos anos, os combustíveis já voltaram a níveis mais habituais no ano passado. O diesel simples custa agora uma média de 1,119 euros por litro em Portugal, enquanto a gasolina 95 não-aditivada está nos 1,385 euros por litro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10