Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

'Ditadura' dos mercados traz mais uma subida dos combustíveis

Investidores internacionais vão trazer más notícias mais uma vez. Os condutores portugueses vão pagar mais graças à subida dos preços nas trocas entre investidores.

'Ditadura' dos mercados traz mais uma subida dos combustíveis
Notícias ao Minuto

09:11 - 20/05/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

Depois de uma série de meses de quedas progressivas do preço do petróleo, acompanhada por uma perda de valor dos combustíveis, os portugueses começam a ter cada vez menos razões para sorrir na hora de encher o depósito. 

As últimas quatro semanas trouxeram apenas uma redução de preços por parte das petrolíferas, para além de um corte no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP); para piorar a situação, os custos para o consumidor foram revistos em alta por três vezes, incluindo esta semana. 

Segundo os dados disponíveis no site da Direção-Geral de Energia e Geologia, a gasolina 95 simples ficou cerca de meio cêntimo mais cara, enquanto o diesel sem aditivos passou a custar cerca de 0,2 cêntimos a mais. 

Se esta semana as subidas dos preços chegaram para anular a descida do (ISP), a tendência nos mercados promete trazer muito mais do que isso já na próxima segunda-feira. Olhando para os números, prevê-se uma revisão em alta dos preços com impacto na carteira dos portugueses. 

A gasolina 95 sem aditivos deverá ser passar a custar cerca de meio cêntimo a mais nos postos de abastecimento, mas a subida poderá ser maior caso a sessão de hoje nos mercados internacionais traga mais subidas da cotação e frete. No gasóleo simples, os números apontam para uma revisão ainda mais pesada para o bolso dos condutores: cerca de um cêntimo por litro a mais. 

Depois de atingirem no primeiro trimestre os preços mais baixos dos últimos anos, os combustíveis já voltaram a níveis mais habituais no ano passado. O diesel simples custa agora uma média de 1,119 euros por litro em Portugal, enquanto a gasolina 95 não-aditivada está nos 1,385 euros por litro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório