Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Sinto que vamos dar um estoiro com esta austeridade"

Para o antigo ministro das Finanças, Medina Carreira, aplicar a austeridade, nos termos em que tal tem vindo a ser feito "não nos vai trazer futuro satisfatório". "Há que compatibilizar o tempo da austeridade com o da resistência social", sob pena, de que "não reste sociedade", comentou o jurista, no âmbito do formato 'Olhos nos Olhos' da TVI24.

"Sinto que vamos dar um estoiro com esta austeridade"
Notícias ao Minuto

23:01 - 01/04/13 por Elsa Pereira

Economia Medina Carreira

“Sinto que vamos dar um estoiro com esta austeridade”. As palavras pertencem ao antigo responsável pela pasta das Finanças, Medina Carreira, que falava na noite desta segunda-feira, na antena da TVI24. “Em nome da conquista da produtividade, receio que não reste sociedade”, comentou o jurista, até porque, lembrou, “estamos a caminho dos 19% do desemprego”.

Não obstante, salvaguardou o ex-ministro, “temos de suportar a austeridade (…) é uma fatalidade. Esta gente que vem dizer que acaba com a austeridade é pateta”, defendendo, que o tempo de aplicação do memorando deveria ser estendido a seis anos. “Há que compatibilizar o tempo da austeridade com o da resistência social”, sustentou, nesta senda, o jurista.

No entender de Medina Carreira, “o Governo começou a falhar quando começou a fraquejar”, sublinhando, por outro lado, que “a primeira indicação de que isto tinha de falhar” foi dada pelo facto de “os tachos se manterem de pé”.

“Tudo o que o Governo pode fazer é cortar na despesa ou aumentar impostos. Não há outra solução”, assinalou ainda o antigo ministro das Finanças, acrescentando: “Não me admiro nada que entremos numa situação de bloqueio. Não vejo alternativa”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório