Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Alemanha quer contratar médicos e engenheiros do sul da Europa

O presidente da Agência Federal de Emprego da Alemanha, Frank-Jürgen Weise, desafiou este sábado médicos e engenheiros do sul da Europa a procurarem emprego no país, que precisa anualmente de 200 mil emigrantes qualificados, nomeadamente portugueses.

Alemanha quer contratar médicos e engenheiros do sul da Europa
Notícias ao Minuto

16:10 - 30/03/13 por Lusa

Economia Emprego

"O mercado de trabalho alemão deverá precisar de pelo menos 200 mil estrangeiros para cobrir as necessidades de trabalho", considerou Frank-Jürgen Weise em declarações ao jornal Rheinische Post.

De acordo com o jornal, em 2012 registou-se na Alemanha um aumento de 8% nos trabalhadores chegados ao país e provenientes de Portugal, Itália, Espanha e Grécia.

"Na pesquisa que fizemos nesses [quatro] países concentrámo-nos sobretudo em engenheiros, médicos e profissionais de saúde", declarou ao jornal o presidente da Agência Federal de Emprego da Alemanha.

O responsável adverte, contudo, que a Alemanha tem de ser "mais atraente" para melhor seduzir os quadros qualificados dos países em questão.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alertou recentemente para o envelhecimento da população activa na Alemanha e a respectiva escassez de mão-de-obra qualificada daí resultante, cenário que, diz a entidade, é um dos grandes desafios da economia local.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório