Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Banif: Vieira Monteiro ouvido para a semana e diretor da TVI no dia 18

A comissão parlamentar de inquérito ao Banif vai ouvir na próxima semana o presidente do Santander Totta, Vieira Monteiro, e no dia 18 deste mês os deputados querem escutar o diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo.

Banif: Vieira Monteiro ouvido para a semana e diretor da TVI no dia 18
Notícias ao Minuto

15:54 - 05/05/16 por Lusa

Economia Inquérito

De acordo com indicação dada à agência Lusa pelo presidente da comissão de inquérito, para a próxima semana está agendada a audição de Vieira Monteiro, na quarta-feira à tarde, e na quinta-feira deverá vir ao parlamento um responsável da consultora Deloitte.

O presidente da comissão, o deputado do PCP António Filipe, frisou que na terça-feira, ao contrário do habitual, não haverá audições na comissão em virtude de decorrerem nesse dia e na segunda-feira jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda (BE).

Na semana seguinte, os parlamentares querem ouvir no dia 17 - terça-feira - os lesados do Banif e a comissão de trabalhadores do banco, e quarta-feira é o dia previsto para o diretor da TVI prestar esclarecimentos na comissão de inquérito.

Por fechar está a audição de quinta-feira, 19 de maio, sendo possível que o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, preste nesse dia o seu depoimento, eventualmente em formato de videoconferência.

Na reunião de quarta-feira da comissão de inquérito, o presidente desta reconheceu que Vítor Constâncio pode "delimitar" as respostas às perguntas dos deputados, mas "enquanto cidadão" não se pode eximir a prestar esclarecimentos sobre várias matérias.

Constâncio será, novamente, chamado a prestar esclarecimentos na comissão de inquérito, afiançou António Filipe, e à convocatória estarão anexados novos requerimentos apresentados por vários partidos, com referências à legislação das comissões de inquérito mas também a textos europeus.

A Constituição e "as leias das comissões de inquérito" foram referidas por António Filipe como evidências de que Constâncio, embora possa limitar o seu depoimento face à função que atualmente ocupa, "não se pode eximir enquanto cidadão nacional de prestar depoimento", até por responsabilidades passadas na política e economia portuguesa, em concreto como antigo governador do banco central português.

No âmbito da resolução do Banif, em dezembro de 2015, o Santander Totta - liderado por Vieira Monteiro - comprou parte da atividade bancária por 150 milhões de euros, um negócio que foi alvo de polémica e está a ser escrutinado na comissão de inquérito a decorrer no parlamento.

A 13 de dezembro desse ano, um domingo, a TVI divulgou várias notícias ao longo da noite sobre uma eminente intervenção no Banif e um possível fim da entidade, o que motivou a chamada do diretor da informação da estação de Queluz de Baixo à comissão de inquérito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório