Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Ações da EDP a disparar após divulgação de resultados

As ações da EDP estão a acentuar os ganhos na Bolsa de Lisboa ao subirem quase 5%, um dia depois da divulgação de resultados e do presidente ter afirmado que o primeiro trimestre foi "muito forte".

Ações da EDP a disparar após divulgação de resultados
Notícias ao Minuto

11:59 - 05/05/16 por Lusa

Economia Mercado

Pelas 10h50 horas em Lisboa, as ações registavam ganhos de 4,92% para 3,326 euros, ao negociarem-se 6,2 milhões de títulos, tendo títulos da elétrica atingido um máximo de 3,35 euros e um mínimo de 3,17 euros.

O presidente-executivo da EDP, António Mexia, disse hoje numa conferência com os analistas, a decorrer em Londres, que os resultados da elétrica no primeiro trimestre foram "muito fortes".

O gestor esclareceu também que não bastam as condições meteorológicas favoráveis à produção em Portugal e Espanha para os explicar.

"No ano passado, os maus resultados não se deviam à falta de chuva, havendo quem falasse de má gestão. Este ano tivemos sorte [com a chuva e o vento]", lançou o presidente executivo, aludindo os comentários que atribuem o resultado do primeiro trimestre às condições climatéricas favoráveis.

Os lucros da EDP aumentaram 11% no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 263 milhões de euros, informou a empresa ao mercado na quarta-feira.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a elétrica portuguesa indica que, ajustando estes resultados dos impactos não recorrentes tanto dos primeiros três meses de 2015 como dos primeiros três meses de 2016, os lucros da EDP seriam de 287 milhões de euros entre janeiro e março deste ano, um aumento de 28% face ao período homólogo do ano passado.

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) aumentou 14% no primeiro trimestre deste ano em termos homólogos, para os 1.130 milhões de euros, o que a empresa justifica com a "expansão do portfolio [carteira]" e com as "condições meteorológicas melhoradas na Ibéria e Brasil".

A dívida líquida caiu de 17,4 mil milhões de euros em dezembro de 2015 para os 17 mil milhões de euros em março de 2016, uma queda que foi "suportada essencialmente pelo recebimento dos montantes relativos à rotação de ativos assinada com a Fiera Axium em outubro de 2015 e pela estrutura de parceria institucional assinada em novembro de 2015".

A EDP pretende investir em média 1,4 mil milhões de euros por ano até 2020, um total de cerca de sete mil milhões em cinco anos, de acordo com o plano de negócios da elétrica para 2016-20 divulgado.

O investimento previsto para os próximos cinco anos representa uma redução de 12,5% face aos 1,6 mil milhões de euros investidos pelo grupo liderado por António Mexia nos últimos dois anos (2014 e 2015).

O grupo liderado por António Mexia modera as previsões de crescimento dos lucros nos próximos anos, apontando para um aumento de 4% por ano até 2020, enquanto as previsões para os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) são de um crescimento de 3%.

Em relação aos dividendos, a EDP prevê pagar em 2016 um dividendo de 19 cêntimos, mais 3% do que o valor pago em relação ao ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório