Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Compra de dívida pública pelo Santander "não foi contrapartida"

A compra de 1,8 mil milhões em títulos de dívida soberana portuguesa pelo Santander Totta em fevereiro não está relacionada com a aquisição do Banif concretizada no final do ano passado, reforçou hoje o Ministério das Finanças.

Compra de dívida pública pelo Santander "não foi contrapartida"
Notícias ao Minuto

06:31 - 05/05/16 por Lusa

Economia Banif

"A aquisição de dívida pública não foi uma contrapartida que estivesse na negociação com o Santander, tanto que o processo de resolução foi da competência da Autoridade de Resolução [Banco de Portugal] e não do Ministério das Finanças", assegurou em comunicado a entidade.

E realçou: "Trata-se de situações distintas e tratadas em momentos diferentes pelas respetivas entidades responsáveis por cada um dos processos. Repor os níveis do 'cash buffer' [almofada de capital] foi uma necessidade desde logo identificada, uma vez que houve uma saída de um elevado montante do IGCP [Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública] ".

O ministério tutelado por Mário Centeno vincou que "a questão, tendo sido abordada na altura, não foi uma contrapartida da resolução, concretizando-se em fevereiro de 2016".

De resto, o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, tinha dito o mesmo no parlamento, com a oposição a falar de contradições face ao depoimento do ministro das Finança, numa audição anterior, também durante os trabalhos da comissão de inquérito ao Banif.

"Não existe qualquer contradição entre os depoimentos do ministro das Finanças e do secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças na CPI [comissão parlamentar de inquérito] à venda e resolução do Banif", asseguraram as Finanças.

Mourinho Félix, cuja audição no parlamento terminou pelas 23:00 de quarta-feira, disse que o Governo vendeu ao Santander Totta 1.766 milhões de euros de uma linha de ?medium term notes' (notas de dívida de médio prazo), tendo tido o cuidado de não usar outro tipo de títulos, apontando como exemplo para as Obrigações de Tesouro (OT) a 10 anos.

"Quisemos entregar um produto que não tem essa liquidez. Foi pensado fazer ainda durante o mês de janeiro, depois houve uma subida das taxas de juro em fevereiro, e quando desceram fizemos essa operação. Não há aí nada de muito interessante", rematou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório