Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sonae Indústria regressa aos lucros trimestrais

A Sonae Indústria obteve um lucro de três milhões de euros no primeiro trimestre, regressando aos resultados líquidos trimestrais positivos após sete anos de prejuízos, anunciou hoje a empresa.

Sonae Indústria regressa aos lucros trimestrais
Notícias ao Minuto

18:23 - 04/05/16 por Lusa

Economia CMVM

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Indústria refere que "esta evolução positiva traduz as melhorias operacionais resultantes do processo de reorganização da Sonae Indústria e o reforço das margens em todas as operações", comparando com o resultado líquido negativo de 11 milhões de euros do trimestre homólogo de 2015.

Até março, a Sonae Indústria reporta ainda uma melhoria homóloga de 29% do EBITDA [resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações] recorrente, para 32 milhões de euros, com a margem a subir 2,8 pontos percentuais para 12,3%.

O volume de vendas atingiu 259 milhões de euros, mais um milhão que no primeiro trimestre de 2015, e a dívida líquida diminuiu 19 milhões de euros para 578 milhões de euros, o que conjugado com o aumento do EBITDA recorrente se traduziu num rácio dívida líquida para EBITDA recorrente de 5,1 vezes.

Quanto ao índice médio de utilização de capacidade, melhorou 1,1 pontos percentuais para 80%.

"O primeiro trimestre de 2016 representa um ponto de viragem na performance da companhia. Atingimos o primeiro trimestre positivo de resultados líquidos desde 2009", afirma o presidente executivo da Sonae Indústria, Rui Correia, citado no comunicado.

Segundo se lê no documento, a Sonae Indústria prosseguiu no período "com a otimização da estrutura de custos fixos e a adaptação das estruturas de apoio à atividade industrial, alcançando uma redução nos custos fixos totais de um milhão de euros nas operações continuadas, em comparação com o ano anterior".

"A evolução dos resultados refletiu a execução e conclusão da estratégia de concentração da atividade nas unidades industriais mais eficientes da Sonae Indústria, que abre novas perspetivas de desenvolvimento futuro. Estas perspetivas são reforçadas pela parceria estratégica celebrada com a Arauco para os mercados da Europa e África do Sul", sustenta.

No primeiro trimestre, a Sonae Indústria diz ter realizado investimentos de 4,4 milhões de euros, nomeadamente com atividades de manutenção e implementação de melhorias nas áreas de saúde e segurança.

Paralelamente, está a investir cerca de 11 milhões de euros na unidade industrial de Lac-Mégantic, no Canadá, para aumento da capacidade de produção de revestimento a papel melamínico.

Sublinhando o objetivo de "tornar a Sonae Indústria mais rentável e sustentável", Rui Correia adianta terem sido obtidas no primeiro trimestre "todas as autorizações dos reguladores de concorrência europeus e sul-africanos" para a concretização da parceria estratégica com a Arauco, assim como concluída "a maioria dos requisitos de reorganização corporativa" acordados com o grupo parceiro.

"Após a conclusão da nossa reorganização industrial somos hoje uma empresa um pouco menor, mas muito mais eficiente e com um conjunto de ativos de elevada qualidade. Acreditamos que os resultados deste trimestre são um sinal claro do mérito da estratégia que temos vindo a implementar, suportada em pilares chave, nomeadamente eficiência industrial, foco no cliente e orientação dos processos internos para a melhoria contínua", afirma o presidente executivo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório