Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nota de 500 euros morre hoje, garante o Wall Street Journal

Reunião no Banco Central Europeu deverá trazer más notícias para a nota mais valiosa de euro. Rumores tornaram-se uma constante nas últimas semanas e parecem estar prestes a tornar-se realidade.

Nota de 500 euros morre hoje, garante o Wall Street Journal
Notícias ao Minuto

11:03 - 04/05/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Banco Central

São pouco comuns, muito valiosas e muitos europeus nunca as viram nem lhes tocaram. As notas de 500 euros são as maiores de toda a zona euro, mas no dia a dia, pouco ou nada dizem aos portugueses e aos habitantes de outros países do 'velho continente'. 

Ao contrário das moedas e das notas de 5, 10 e 20, as notas de 500 euros eram vistas como pouco convenientes e acima de tudo, uma porta aberta para a falsificação e lavagem de dinheiro mais rápidas. A conveniência de ter uma denominação tão valiosa tornava as notas de 500 euros um alvo apetecível de criminosos e, segundo o Wall Street Journal, o Banco Central Europeu vai dizer basta. 

Citando fontes próximas do BCE, o Wall Street Journal garante que "existe uma maioria favorável ao desaparecimento da nota de 500" e já hoje, na reunião marcada para discutir o tema, deverá ser votado o final das denominações acima de 200 euros. 

As famosas notas roxas não irão desaparecer imediatamente de circulação, mas serão recolhidas progressivamente e não serão emitidas novas unidades pelo BCE. A renovação das notas de euro foi iniciada em 2013 com a emissão de uma nova nota de 5 euros, seguiu com as novas versões de 10 e 20 euros e irá continuar com as notas de 50, 100 e 200, mas não irá incluir uma nova nota de 500 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório