Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Processo de concentração do setor bancário é "inevitável"

O presidente executivo do BPI considerou hoje "inexorável" que haja concentração no setor bancário, isto num momento em que os bancos se confrontam com baixas rentabilidades e cada vez mais exigências da regulação.

Processo de concentração do setor bancário é "inevitável"
Notícias ao Minuto

20:40 - 03/05/16 por Lusa

Economia Presidentes

"O que está a acontecer no setor bancário - que pela baixa rentabilidade leva a concentração e diminuição do número de concorrentes - é um movimento inexorável, com avanços e recuos, mas é uma resposta às exigências a que o setor está sujeito", afirmou Fernando Ulrich.

O líder do BPI está a participar numa conferência hoje organizada pelo Partido Socialista (PS), em Lisboa, que pretende refletir sobre questões como a concentração bancária ou o financiamento da economia.

Ulrich foi ainda mais longe e disse que o setor bancário pode ficar "parecido com o setor elétrico", com "mais consolidação, mais concorrentes e mais poder de mercado" dos operadores que ficarem.

Em causa nessa similitude que Ulrich antevê está, assim, o número de operadores, tendo em conta a concentração que considera inevitável que aconteça entre bancos, mas também a segurança e solidez do setor bancário.

"Queremos ter um sistema elétrico em que as centrais não expludam, em que a eletricidade chegue às casas", afirmou, referindo que na banca também os clientes querem essas garantias.

Fernando Ulrich lembrou ainda os casos do BPP, BPN, BES e Banif para dizer que "tem de acabar" a sucessão de casos de problemas em bancos.

Sobre a necessidade que os bancos portugueses têm de conseguirem novos investidores, Fernando Ulrich comparou Portugal com a Grécia.

"Se os bancos gregos têm sido capazes de levantar capital, penso que os bancos portugueses também vão ser", afirmou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório