Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Nuno Amado diz que BCP não pediu 'banco mau' e que não faz sentido

O presidente do BCP disse hoje que considera que "não faz sentido" a criação neste momento de um veículo para resolver o problema do crédito malparado, o vulgo 'banco mau', mas não afastou a participação num mecanismo desse tipo.

Nuno Amado diz que BCP não pediu 'banco mau' e que não faz sentido
Notícias ao Minuto

19:34 - 02/05/16 por Lusa

Economia BCP

"O 'banco mau' não é ideia do BCP, não pedimos, não achamos que faça sentido utilizar", disse hoje em conferência de imprensa Nuno Amado, quando questionado pelos jornalistas sobre esse tema.

Ainda assim, afirmou o responsável, caso o veículo avance o banco irá "analisar e tomar as decisões em conformidade".

Nuno Amado considerou que o importante era ser reduzido o tempo que em Portugal demoram os processos de recuperação de empresas, considerando que isso - sim - teria um impacto positivo nos balanços dos bancos.

"O tempo recuperatório é em Portugal muito mais longo que em qualquer país do euro. Era importante mudar para a regeneração da economia e dos balanços dos bancos", afirmou.

Também sobre a questão do chamado 'banco mau', o presidente do BPI, Fernando Ulrich, disse em abril que o seu banco tem interesse num mecanismo desse tipo, mas acrescentou que o BPI quererá participar num eventual esquema para retirar ativos 'tóxicos' do balanço dos bancos se isso lhe der "benefícios".

Este tema veio para a ordem no dia, depois de em abril o primeiro-ministro, António Costa, ter defendido, em entrevista, que é "útil para o país encontrar um veículo de resolução do crédito malparado de forma a libertar o sistema financeiro de um ónus que dificulta" o financiamento da economia.

Os bancos portugueses tinham em fevereiro 17.984 milhões de euros em crédito malparado, mais 275 milhões de euros do que no mês de janeiro, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Banco de Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório