Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Dívida nacional aumenta em março e aproxima-se de níveis históricos

Terceiro mês do ano trouxe mais um aumento do endividamento do Estado. Rumo de subida voltou em março depois de um alívio significativo em fevereiro.

Dívida nacional aumenta em março e aproxima-se de níveis históricos
Notícias ao Minuto

11:56 - 02/05/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia BdP

Está confirmado o regresso ao agravamento da dívida pública portuguesa. Fevereiro trouxe uma queda de 3,4 mil milhões, mas março não repetiu os bons resultados e acabou com mais 1,7 mil milhões em falta perante os credores do que o segundo mês do ano.

A atualização mensal divulgada pelo Banco de portugal mostra que o valor devido pelo Estado português atingiu no final de março os 233 mil milhões de euros, um nível que se aproxima dos 234,7 mil milhões de janeiro e dos máximos históricos registados no ano passado. Segundo o banco regulador, "esta variação reflete emissões líquidas positivas de títulos (1,4 mil milhões de euros), um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (500 milhões de euros) e uma diminuição de empréstimos (300 milhões de euros)".

"O aumento da dívida pública foi acompanhado por um aumento menos acentuado dos ativos em depósitos (1,1 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 600 milhões de euros face ao mês anterior, ascendendo a 218,6 mil milhões de euros", explica o comunicado divulgado no site do Banco de Portugal.

O valor absoluto já é conhecido, mas ainda não se sabe qual o valor da dívida em percentame do PIB. A explicação é simples: apesar das contas da dívida do primeiro trimestre já estarem fechadas, as contas do crescimento não estão. Ou seja, não existe um número definitivo da produção portuguesa nos primeiros três meses do ano e por isso não é possível fazer um cálculo da dívida em percentagem do PIB.

[Notícia atualizada às 12h25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório