Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Não é bom que banca perca dinheiro, mas tem de se defender o cidadão"

Luís Marques Mendes acredita que tem de se acautelar a questão dos juros negativos do crédito à habitação, mas antes estão os contratos com os clientes.

"Não é bom que banca perca dinheiro, mas tem de se defender o cidadão"
Notícias ao Minuto

22:52 - 01/05/16 por Inês André de Figueiredo

Economia Marques Mendes

O comentador dos domingos do ‘Jornal das 8’, da SIC Notícias, acredita que o Banco de Portugal tem de pensar nos cidadãos em relação aos juros negativos do crédito à habitação, mesmo que essa questão possa prejudicar a banca.

“Acho que o Banco de Portugal não tem razão e o governador, nesta parte, não tem razão. Ou seja, é legítima a preocupação da banca de não perder dinheiro, não é bom para ninguém que a banca perca dinheiro, agora, alguém tem de defender o cidadão”, garantiu Marques Mendes.

O advogado explica que juros negativos significam “não pagar e até receber”, mas confirma que este é o “funcionamento do mercado” e que o cidadão deve ser respeitado tendo em conta os contratos assinados com os bancos. “Há 10/15 anos os bancos fizeram contratos de crédito à habitação e, como a concorrência entre bancos era grande, puseram spreads muito baixos, não acautelaram a hipótese de juros negativos e neste momento correm o risco”, atira.

Assim, o BdP vem alertar para o facto de isto ser “muito mau para os bancos” e de poder existir um “buraco”. “A questão aqui é a seguinte: novas regras para o futuro eu admito, agora para os contratos atuais? Isto é mudar as regras do jogo a meio do jogo. E o cidadão que assinou aquele contrato para que ele fosse cumprido? O cidadão tem de ser defendido. É uma questão de princípio, acho que pode haver uma lei para os contratos futuros, para os contratos atuais nem pensar”, conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório