Meteorologia

  • 30 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 14º

É trabalhador independente? Entrega de IRS começa hoje

Os trabalhadores independentes ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias têm a partir de hoje e até ao final de maio para entregar as declarações do IRS do ano passado através do Portal das Finanças ou em papel.

É trabalhador independente? Entrega de IRS começa hoje
Notícias ao Minuto

06:10 - 01/05/16 por Lusa

Economia Impostos

De acordo com o calendário fiscal publicado na página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira, os contribuintes que tiveram rendimentos da categoria B (empresariais e profissionais), E (de capitais), F (prediais) e G (mais-valias) ou trabalhadores dependentes e pensionistas (categorias A e H, respetivamente) que acumulem diferentes categorias de rendimentos têm a partir de hoje e até 31 de maio para entregar as declarações de IRS referentes a 2015.

Caso o contribuinte tenha auferido rendimentos destas categorias provenientes do estrangeiro deve juntar à declaração o anexo J e se tiver benefícios fiscais, deduções à coleta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento deve juntar o anexo H, acrescentam as Finanças.

Além disso, os trabalhadores independentes têm de preencher o anexo SS (Segurança Social) juntamente com o IRS para reenvio à Segurança Social.

A informação que consta deste anexo permite à Segurança Social definir o escalão contributivo do trabalhador quanto a descontos para a Segurança Social e gerou controvérsia nos anos anteriores.

Esta segunda fase de entrega decorre depois de um mês para o envio das declarações de IRS para trabalhadores dependentes e pensionistas.

Segundo o Portal das Finanças, até sexta-feira tinham sido submetidos quase 3,1 milhões de declarações referentes a esta primeira fase.

O prazo para a entrega do IRS teve início depois de um período de 15 dias, durante o qual os contribuintes puderam reclamar dos valores das despesas de IRS inscritos na página disponibilizada no Portal das Finanças.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório