Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

"Pagaria por quem não pagou"? A campanha viral sobre os Panama Papers

Vídeo partilhado na pagina de Facebook da Oxfam Intermón está a dar que falar devido à aplicação 'sui generis' do conceito de evasão fiscal. Objetivo é despertar indignação em torno dos impostos que as grandes multinacionais não pagam.

Notícias ao Minuto

09:55 - 01/05/16 por Bruno Mourão com Ana Lemos

Economia Redes Sociais

A investigação Panama Papers teve o condão de despertar novamente as questões e torno da evasão fiscal e das offshores, depois da discussão em torno do HSBC, Luxleaks e lista Lagarde terem morrido no meio de tantos outros problemas e notícias. 

Para lembrar os contribuinte que todos pagam pela fuga ao fisco das grandes empresas, a Oxfam Intermón decidiu fazer uma experiência social para explicar ao cidadão comum como é diretamente prejudicado. Como pode ver o vídeo do Economia ao Minuto, a organização de combate à pobreza montou câmaras escondidas num café espanhol e decidiu fazer um pedido incomum: que os clientes pagassem a conta de outra pessoa que tinha saído sem pagar. 

A justificação do empregado é de que todos são responsáveis pelo equilíbrio das contas do bar, e por isso devem compensar o dinheiro que outros clientes não entregaram. Perante o espanto dos clientes, que se recusam a pagar, o representante da Oxfam explica que acontece uma situação semelhante quando as grandes empresas não pagam ao fisco: todos os contribuintes têm de compensar o dinheiro em falta. 

Para tentar inverter a situação injusta, a Oxfam iniciou uma petição para combater a evasão fiscal através de uma mudança da lei, com um apelo: "Assina e acaba com a Era dos paraísos fiscais".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório