Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

DBRS deixa Governo respirar de alívio. Rating continua acima de 'lixo'

Nota da agência canadiana continua a permitir que Portugal venda dívida ao BCE. Investidores deverão permitir alívio nos juros depois da divulgação do relatório.

DBRS deixa Governo respirar de alívio. Rating continua acima de 'lixo'
Notícias ao Minuto

17:04 - 29/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Avaliação

Tal como se esperava nos mercados e nas entidades públicas, a DBRS confirmou que o rating nacional se mantém inalterado em 'BBB baixo', um nível acima de investimento especulativo e que permite a Portugal continuar a ser elegívwel para o programa de compra de dívida do Banco Central Europeu.

Com notas negativas nas três outras agências de rating utilizadas como referência pelo banco regulador (Standard & Poor's, Fitch e Moody's), Portugal precisava que a DBRS mantivesse a notação acima do nível de 'lixo' financeiro. A confirmação surge na primeira revisão semestral de 2016, mas não sem algumas críticas e avisos ao rumo anunciado e principalmente aos efeitos relativamente limitados das reformas dos últimos anos.

Em comunicado enviado para a redação do Economia ao Minuto, a DBRS revela que a perspetiva do rating de longo prazo é estável devido "ao estatuto de Estado-membro da zona euro, à estrutura favorável de vencimento da dívida pública e às reduzidas vulnerabilidades, depois de um ajustamento substancial do défice corrente nos últimos anos". "No entanto, Portugal depara-se com desafios significativos, incluindo níveis elevados de dívida no setor público, pressões orçamentais, fraco crescimento potencial e elevado endividamento do setor empresarial", avisa a agência canadiana.

A DBRS elogia os esforços de redução do défice orçamental e de apoio ao crescimento, mas fala de uma "redução incipiente na percentagem de dívida pública" e de uma "incerteza política e reversões de reformas estruturais" que significam riscos ao plano traçado pelo Governo socialista.

"As previsões de crescimento do Governo poderão revelar-se demasiado otimistas", diz a agência de rating do Canadá, mostrando algumas reservas em relação ao plano de cmpensar as reversões de medidas de austeridade com cortes na despesa: "Reduzir os gastos de forma prolongada deverá revelar-se muito desafiante". "Além disso, a dependência do Governo de apoio de partidos da Esquerda poderá impedir a aprovação de mais medidas orçamentais caso sejam necessárias, aumentando assim os riscos de derrapagem. A DBRS ficaria preocupada se o crescimento duradouro não se materializasse e as derrapagens orçamentais se tornem persistentes."

"O rating seria alvo de pressão negativa se houvesse um enfraquecimento do compromisso político com as reformas económicas sustentáveis, ou se o crescimento seja inferior às expectativas", alerta a DBRS, antes de explicar em que condições seria ponderado um aumento da nota atribuída: "O rating poderá ser revisto em alta se a melhoria nas finanças públicas for sustentada e a recuperação económica ganhe força e perdure, melhorando a perspetiva de sustentabilidade da dívida pública".

[Notícia atualizada às 17h50]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório