Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quem é o CEO mais bem pago? Resposta vai surpreendê-lo

Não foi o líder da Google, da Apple, Facebook ou qualquer outra das maiores empresas do mundo. Na verdade, é bem provável que nunca tenha ouvido o nome do empresário que mais ganhou em salários e prémios.

Quem é o CEO mais bem pago? Resposta vai surpreendê-lo
Notícias ao Minuto

10:11 - 29/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Estados Unidos

Desde que o pagamento de 88,4 milhões de euros ao presidente executivo da Google foi conhecido, Wall Street estava convencida que Sundar Pichai seria o CEO mais bem pago do mundo em 2015. Mas ontem à tarde, a Comissão de Trocas das bolsas norte-americanas recebeu um documento a anunciar uma retribuição ainda maior, que apanhou analistas e imprensa de surpresa. 

Patrick Soon-Shiong, multimilionário de origem chinesa nascido na África do Sul, revelou ter recebido 130 milhões de euros em ações e opções de compra da NantKwest, startup de biotecnologia fundada pelo empresário. 

O cirurgião é um ilustre desconhecido nos media e mesmo entre os analistas é mais conhecido pela participação que detém nos Los Angeles Lakers, famosa equipa de basquetebol que contou até ao final desta época com o lendário Kobe Bryant. 

Depois de ter imigrado para os Estados Unidos há 30 anos, Patrick Soon-Shiong tornou-se um cirurgião de sucesso e fundou duas empresas de fabrico de medicamentos. Graças ao trabalho e á venda das marcas que criou, o empresário sul-africano acumulou uma fortuna de 10,6 mil milhões de euros e criou a NantKwest para tentar encontrar uma cura para o cancro. 

De acordo com a CNN Money, a retribuição do CEO é surpreendente tendo em conta a situação da empresa: depois de uma entrada em bolsa que bateu todos os recordes da biotecnologia, a NantKwest vale agora 25% do que valia na chegada a Wall Street; a companhia não tem qualquer patente aprovada e gerou receitas que chegam para cobrir apenas 10% do valor pago a Patrick Soon-Shiong. 

Em resposta às perguntas da CNN, a NantKwest lembra que o salário base do presidente executivo é de um dólar por ano, e que as retribuições pagas "basearam-se no cumprimento de objetivos estratégicos".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório