Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Ulrich vai ter de dizer adeus. Acionistas impedem reeleição

Os acionistas do BPI chumbaram hoje as alterações dos estatutos que permitiriam a recondução de Fernando Ulrich na presidência executiva e possibilitariam ao Conselho de Administração decidir aumentos de capital por entradas em dinheiro até 500 milhões de euros.

Ulrich vai ter de dizer adeus. Acionistas impedem reeleição
Notícias ao Minuto

13:10 - 28/04/16 por Lusa

Economia Banca

Em conferência de imprensa no final da assembleia-geral (AG) anual de acionistas, que decorreu esta manhã no Porto, o presidente do banco, Artur Santos Silva, adiantou que a proposta de alteração de estatutos que visava alterar a regra que proíbe a escolha para a Comissão Executiva dos membros do Conselho de Administração que, à altura da nomeação, tenham idade igual ou superior a 62 anos, foi chumbada por não ter sido atingida a maioria qualificada legal de 66,67% dos votos expressos (votaram a favor 63,68% dos votos expressos, tendo os angolanos da Santoro Finance votado contra).

Esta regra impede, assim, a manutenção de Fernando Ulrich como presidente executivo após o final do atual mandato, que termina em 2017, já que o presidente executivo completou 64 anos no passado dia 26 de abril.

"Os acionistas são livres e soberanos nas suas decisões. A proposta não é dirigida especialmente a mim. É uma norma geral e abstrata. De maneira nenhuma vi essa norma como dirigida especialmente a mim. Temos um mandato em curso. Falta cumprir um terço do mandato", afirmou Fernando Ulrich, em declarações aos jornalistas.

Já Artur Santos Silva destacou que, sem a atual "blindagem dos estatutos", a proposta "teria sido largamente aprovada".

"Isto só confirma que a blindagem é contrária aos interesses da instituição e só confirma o desacerto de ela ter sido consagrada. Não o foi com o apoio então da equipa executiva. A comissão de governo do banco já tinha, há muito, recomendado que esta regra fosse eliminada", frisou.

Para o presidente do BPI, as atuais circunstâncias do país e do sistema financeiro levam a que seja "extremamente importante" ter uma "equipa de grande qualidade, estável e capaz de mobilizar todas as estruturas do banco para os desafios" que tem pela frente.

"Os resultados [de ter uma equipa estável] estão bem à vista. O ano que concluímos [2015] foi extraordinário de afirmação do BPI, foi um ano de boa memória porque, praticamente, regressamos aos números mais importantes do passado e a valores de risco que também se aproximam dos melhores patamares que o banco já registou", disse.

Santos Silva recordou ter sido o autor da proposta feita em 1998 para que os estatutos consagrassem um limite de idade, mas considerou hoje a medida "completamente deslocada", por colocar em causa a estabilidade da equipa.

"Temos a equipa mais estável do sistema financeiro e com vantagens inegáveis à vista de todos", frisou.

Os acionistas do BPI foram ainda chamados a deliberar sobre uma alteração de estatutos que permitiria ao Conselho de Administração decidir aumentos de capital por entradas em dinheiro até 500 milhões de euros.

A proposta foi chumbada por não ter sido atingida a maioria qualificada legal de 66,67% dos votos expressos (votaram a favor 63,62% dos votos expressos).

Aprovadas por unanimidade foram as contas de 2015, ano em que o banco teve lucros consolidados de 236,4 milhões de euros, bem como a proposta do Conselho de Administração para que esse valor seja totalmente aplicado em reservas do banco.

Também aprovada, por 93,03% dos votos expressos, foi a clarificação de que "a remuneração variável a auferir pelos membros da Comissão Executiva será determinada em função do valor dos lucros consolidados do exercício, não correspondendo assim a qualquer participação nos lucros consolidados do exercício".

A mesma percentagem de votos expressos aprovou a modificação de um artigo de acordo com o qual, "salvo quando as circunstâncias justifiquem uma antecedência menor, a antecedência mínima para convocar as reuniões do Conselho de Administração será de cinco dias".

Além disso, a assembleia-geral "ratificou, por unanimidade dos votos expressos, a cooptação do vogal Tomás Jervell para preenchimento de uma vaga ocorrida no Conselho de Administração.

Foi igualmente aprovada, por 99,86% dos votos expressos, a "Política de Remuneração do Banco BPI aplicável aos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório