Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Alegre compara europeus a "prisioneiros de campos de concentração"

O histórico socialista, Manuel Alegre, dificilmente poderia ser mais duro a medir o pulso à estratégia europeia, sobretudo no que à situação de Chipre diz respeito. Num artigo de opinião que assina esta terça-feira no jornal i, Alegre compara os cipriotas aos “prisioneiros dos campos de concentração”, e acusa a Europa "totaliária" de exterminar um país.

Alegre compara europeus a "prisioneiros de campos de concentração"
Notícias ao Minuto

09:03 - 26/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

“Estamos como aqueles prisioneiros dos campos de concentração que viviam na ilusão de que a vez deles talvez não chegasse enquanto os outros iam sendo encaminhados para as câmaras de gás”. É desta forma que começa o artigo de opinião assinado pelo histórico socialista Manuel Alegre no jornal i, e subordinado ao título “Chipre e nós”.

Alegre estabelece, pois, uma analogia entre os cidadãos cipriotas, a braços com uma crise financeira sem precedentes naquele país, e os prisioneiros dos campos de concentração, alertando que nós, Portugal, não estamos imunes aos efeitos das ‘garras’ dos “donos da Europa”, que “tomam uma decisão e exterminam um país”.

“Ontem foi o Chipre”, prossegue o também poeta, “mas eu já estou a sentir-me condenado. Não consigo deixar de me sentir cipriota”.

Para o socialista, “esta Europa é uma fraude” e “começa a ser uma ameaça de tipo totalitário, com o objectivo de empobrecer e escravizar os países do Sul”.

E, por fim, Alegre lança o alerta: “É conveniente que nos sintamos todos cipriotas. Antes que chegue a nossa vez”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório