Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Seguradoras obrigadas a subir preços

Os acidentes de trabalho não param de aumentar, o que chamou a atenção do regulador, o Instituto de Seguros de Portugal (ISP) que, numa carta enviada às seguradoras, e a que o Diário Económico teve acesso, alertou para a necessidade de adequar os preços aos riscos e de reforçar as provisões, sob pena de as contas das companhias saírem penalizadas.

Seguradoras obrigadas a subir preços
Notícias ao Minuto

08:09 - 26/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Finanças

Numa carta que o ISP enviou às companhias de seguros, o regulador fala em casos de desequilíbrio técnico e na necessidade de pedir informações, realizar inspecções e obrigar o sector a corrigir falhas. Em causa, conta na edição de hoje o Diário Económico, está o ramo dos Acidentes de Trabalho, um rácio que não tem parado de aumentar.

O impacto da crise e, consequente, desemprego, bem como a forte concorrência, estão a ter um impacto negativo nas contas das seguradoras que estão a aplicar uma política de preços baixos na celebração de novos contratos de acidentes de trabalho. Este cenário preocupa seriamente o ISP, uma vez que as companhias não estão a ajustar os riscos que assumem.

Dados do regulador, liderado por José Almaça, e citados pelo Diário Económico, indicam que no ano passado o rácio de sinistralidade nos acidentes de trabalho foi de 112%, ou seja, a barreira dos 100% foi ultrapassada, o que significa que o volume de prémios angariados é inferior ao que as seguradoras gastam com a cobertura dos sinistros.

E, se a comparação for feita por ramos de negócio, a diferença é visível. Na Doença, o rácio de sinistralidade foi, em 2012, de 79,1%, no ramo Incêndio e Outro Dano rondou os 50%, e no Automóvel foi de 69,6%.

Assim sendo, e segundo sugestão do ISP, a solução passa por adequar os preços dos seguros aos riscos, o que significa aumentos, e reforçar as provisões, com ou sem um aumento de capital associado .

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório