Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

E ao quarto dia, Portal das Finanças volta a dar que falar

Desta vez o problema tem a ver com os encargos com imóveis.

E ao quarto dia, Portal das Finanças volta a dar que falar
Notícias ao Minuto

14:20 - 04/04/16 por Zahra Jivá

Economia Declarações

A entrega da declaração de rendimentos arrancou no início do mês mas muitas são as dúvidas que têm surgido. Os contribuintes estão com algumas dificuldades em preencher a declaração de IRS.

Uma delas surgiu devido aos encargos com juros de créditos à habitação, segundo avançava a TVI. O contribuinte não via os montantes a serem transportados automaticamente para a declaração eletrónica.

Contudo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha explicou ao Notícias Ao Minuto que os contribuintes não precisam de preencher manualmente a parte relativa aos imóveis, isto porque "o montante dos juros está pré-preenchido mas não visível, nem efetivo na declaração".

"Os contribuintes têm de ir ao campo 7 do anexo H e preencher os dados relativos ao imóvel a que diz respeito o empréstimo", revela, acrescentando que isto "é uma questão labiríntica e complicada" de algo que deveria ser bem mais simples.

Para Paulo Ralha, "isto devia ser intuitivo" mas "não só não é intuitivo como é complexo e tem informação omissa".

O portal das Finanças foi criado para ajudar os contribuintes no preenchimento da declaração. Contudo, foram "gastos cinco milhões e os recursos e esforços não foram concentrados para tornar simples e intuitivo".

"Estávamos à espera que depois das promessas em volta do e-fatura o sistema fosse tornar-se mais transparente. Afinal, está a tornar-se mais complexo. Entregar o IRS já foi uma coisa simples", adianta.

Paulo Ralha acredita também que há muitos erros que podem vir a aparecer entretanto.

O Notícias ao Minuto tentou contactar o Ministério das Finanças mas até à hora da publicação desta notícia não foi possível obter uma reação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório