Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ampliação de parque eólico de Valença concluída no final do mês

A instalação de oito novos aerogeradores no parque eólico de Valença, num investimento de 21 milhões de euros, termina este mês e vai permitir "duplicar" a capacidade instalada e aumentar a produção de energia daquela infraestrutura.

Ampliação de parque eólico de Valença concluída no final do mês
Notícias ao Minuto

14:25 - 29/03/16 por Lusa

Economia Energia

Em comunicado emitido hoje, a Câmara Municipal de Valença adiantou que "os novos aerogeradores estão atualmente em fase de testes", apontando a conclusão das obras no subparque de Picoto-São Silvestre "para finais do corrente mês".

"Anteriormente com 19 aerogeradores e uma potência total de 38 Megawatt (MW), o parque passará a ter uma capacidade adicional de 18,8 MW", sublinhou o município, que declarou o Reconhecimento de Interesse Público Municipal àquela infraestrutura.

De acordo com a autarquia, com o aumento de capacidade do Parque Eólico do Alto Minho I, em Valença, "a produção anual de energia elétrica irá aumentar cerca de 46,3 gigawatt por hora, o que equivale, segundo dados de 2014 da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a 86% do consumo total de eletricidade de Valença".

As novas torres eólicas, exploradas pela Ventominho - Energias Renováveis, "foram instaladas em terrenos baldios das freguesias de Boivão, Sanfins e Taião, que beneficiam, assim, de uma receita anual suplementar sem prejuízo da tradicional utilização dos baldios pelos seus compartes".

"Este projeto traz outros benefícios para a população, como a melhoria das acessibilidades no combate aos incêndios florestais, resultante da beneficiação dos caminhos existentes, e a criação de um roteiro patrimonial, dada a existência de vários vestígios arqueológicos de interesse público, como gravuras rupestres e mamoas, na envolvente do subparque de Picoto - São Silvestre", explicou a autarquia.

Na nota, a Câmara de Valença acrescentou que o impacto ambiental daquela ampliação "não coloca em causa a proteção da população do lobo ibérico presente na serra da Boulhosa, devido à interrupção dos trabalhos de construção entre os meses de abril e agosto, e a limitação na circulação de veículos motorizados".

Os oito novos aerogeradores foram instalados a uma altitude entre os 500 e os 700 metros, nos cumes dos montes das freguesias de Boivão, Sanfins e Taião, que compõem os três polos do parque eólico, o de Alto de Teares, o de Fortes e o de Chão das Pipas".

As novas torres tubulares, de última geração, tem 85 metros de altura, com três pás, com 40 metros de largura que permitem um melhor aproveitamento dos ventos das cumeadas dos montes de Valença.

A empreitada contemplou, ainda, a construção de 5,5 quilómetros de novos acessos e a reabilitação de 22,3 quilómetros de acessos já existentes.

Aquelas infraestruturas, "além de servir o parque eólico, serão fundamentais para a prevenção dos incêndios florestais no concelho, e vão permitir potenciar o turismo de natureza, nomeadamente os miradouros e os trilhos de montanha, como por exemplo Miradouro da Capela de São Lourenço, em Taião".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório