Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Passos pressionado a assinar novo programa pós-troika

O Governo de Passos Coelho tem de assinar um novo programa, a comprometer o País com novas metas do défice e de dívida pública perante novas instituições internacionais, escreve esta quinta-feira o Diário Económico.

Passos pressionado a assinar novo programa pós-troika
Notícias ao Minuto

09:47 - 21/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

O memorando assinado com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) acaba em Junho do próximo ano e, depois disso, já no período pós-troika, Portugal vai ter de voltar a negociar e assinar um novo programa.

"É preciso formalizar um programa com o EFSF/ESM [Fundo Europeu de Estabilização Financeira e Mecanismo Europeu de Estabilidade], pois essa é condição necessária para solicitar o OMT [programa de compra de dívida do Banco Central Europeu]", confirmou fonte oficial do BCE, ao Diário Económico.

O jornal recorda que as condições do período pós-troika, a partir do Verão de 2014, ainda não estão completamente definidas, mas é certo que Portugal terá de assinar um novo programa, a que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, já apelidou de "Programa Cautelar", e, para isso, será fundamental existir um consenso político, para que os compromissos do País sejam levados a sério.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório