Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Finanças contrariam INE e garantem ter enviado informação sobre défice

Governo e Instituto estão de candeias às avessas. Depois de agência de estatísticas ter adiado a divulgação dos números finais das contas públicas por "falta de informação", o Ministério assegura que enviou "atempadamente" todos os dados necessários.

Finanças contrariam INE e garantem ter enviado informação sobre défice
Notícias ao Minuto

10:59 - 24/03/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Comunicado

O Ministério das Finanças rejeita responsabilidade pelo atraso na divulgação dos primeiro números do défice de 2015, contrariando as palavras do Instituto Nacional de Estatística.

Esta manhã, o INE explicou que o cálculo inicial das perdas do Estado não seria revelado hoje, "dado não estar disponível toda a informação necessária"; a responsabilização do Governo estava implícita na curta declaração disponibilizada no site oficial do INE, mas o Ministério das Finanças rejeita qualquer papel na questão, uma vez que "enviou para o Instituto Nacional de Estatística, atempadamente, toda a informação sobre as contas do Estado necessárias ao cálculo do défice e da dívida pública em 2015".

"É, pois, incorreta a informação noticiada que imputa ao Ministério das Finanças responsabilidades num eventual atraso na divulgação oficial da primeira notificação de 2016 relativa ao procedimento de défices excessivos", conclui o comunicado oficial do gabinete de Mário Centeno enviado à redação do Economia ao Minuto.

Parece estar aberta uma polémica entre o Governo socialista e o INE e esperam-se agora mais esclarecimentos da agência nacional de estatísticas para conhecer os contornos da troca de informações, ou falta dela.

[Notícia atualizada às 11h15]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório