Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

INE adia divulgação do défice de 2015 por "falta de informação"

O Instituto Nacional de Estatística (INE) adiou por uma semana a divulgação da primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), em que calcula o valor do défice orçamental de 2015, em contas nacionais.

INE adia divulgação do défice de 2015 por "falta de informação"
Notícias ao Minuto

09:57 - 24/03/16 por Lusa

Economia Contas

O INE tinha previsto enviar hoje esta primeira notificação do PDE, na qual reporta a Bruxelas o primeiro apuramento do saldo orçamental registado no ano de 2015, mas acabou por ser adiada para 31 de março "dado não estar disponível toda a informação necessária", segundo indica o INE na sua página na internet.

A Lusa tentou contactar fonte do Ministério das Finanças, que é a entidade responsável pela disponibilização da informação relevante ao INE, mas até ao momento ainda não foi possível obter esclarecimentos sobre qual a informação que está em falta.

O Governo tinha indicado, no relatório do Orçamento do Estado para 2016, que o défice orçamental de 2015 deveria ter ficado nos 4,3%, acima dos 2,7% que o anterior governo tinha previsto, devido à medida de resolução aplicada ao Banif em dezembro do ano passado.

Tanto o Conselho de Finanças Públicas (CFP) como a Unidade Técnica de Apoio Orçamental antecipam o défice tenha sido de 4,4% no conjunto de 2015, ficando acima do limite de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) definido pelas regras europeias, o que, a confirmar-se, manterá o país no Procedimento dos Défices Excessivos durante o ano de 2016.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório