Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Administração da TAP satisfeita com desconvocação da greve

A TAP congratulou-se esta quarta-feira com o anúncio da desconvocação da greve dos trabalhadores prevista para decorrer entre quinta-feira e sábado, apesar dos prejuízos para a companhia, que regista menos 20 mil reservas do que o normal para a época.

Administração da TAP satisfeita com desconvocação da greve
Notícias ao Minuto

10:58 - 20/03/13 por Lusa

Economia Aviação

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da transportadora aérea disse que a companhia “congratula-se com esta decisão”, adiantando que assim vai ser possível “normalizar a operação para os próximos dias e recuperar uma parte do tráfego perdido para esta época [Páscoa]”.

“Quando foi anunciada a greve tínhamos um total de 80 mil reservas para estes três dias e esse número foi descendo até ao dia 14, altura em que baixou até às 50 mil reservas. Depois quando foi anunciado o acordo de entendimento com os sindicatos houve um movimento de alguma recuperação”, disse António Monteiro.

De acordo com o porta-voz, esta recuperação “não chegou a atingir velocidade de cruzeiro porque se manteve o espectro da greve”, que só foi desconvocada hoje de madrugada.

“Neste momento estamos com um total de 61.500 reservas, um prejuízo de cerca de quase 20.000, mais precisamente 18.500. Já é muito tarde, mas o nosso esforço hoje e amanhã é no sentido de que venham para a TAP reservas de última hora”, afirmou.

O porta-voz da TAP realçou que o prejuízo para a TAP ainda não está calculado porque a transportadora vai tentar ver o que consegue recuperar hoje e quinta-feira.

“Apenas 25% das reservas da TAP são feitas em Portugal e, por isso, temos hoje toda a nossa máquina de vendas por esse mundo fora a tentar recuperar este atraso”, disse.

Os 12 sindicatos de trabalhadores da TAP e SATA desconvocaram hoje a greve prevista para as duas companhias entre quinta-feira e sábado.

Numa nota enviada à agência Lusa, a plataforma de sindicatos da TAP e da SATA informou que “estão reunidas todas as condições previstas no princípio de entendimento assinado na passada sexta-feira”.

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da TAP, PGA e SATA entregaram o pré-aviso de greve para os dias 21, 22 e 23 de Março, em protesto contra os cortes salariais na companhia aérea.

Na sexta-feira passada, a administração da TAP e os sindicatos chegaram a um princípio de acordo para desconvocar a greve, uma solução extensível à PGA e à SATA, mas alguns sindicatos convocaram assembleias-gerais para discutir o assunto com os seus associados, como está definido nos respectivos estatutos.

O porta-voz da plataforma sindical da TAP, André Teives, explicou na sexta-feira passada à Lusa que o entendimento foi possível porque a empresa garantiu que ia retirar as medidas de adaptação orçamental aplicadas entre 2011 e 2012 aos trabalhadores, para evitar uma dupla penalização, dado que desde Fevereiro lhes está a ser aplicado o corte salarial imposto no Orçamento do Estado ao sector público.

Já na segunda-feira, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil tinha decidido em assembleia-geral aceitar desconvocar a greve, desde que houvesse garantias de que o acordo com a TAP e SATA tivesse a ratificação do Governo de Portugal e do Governo Regional dos Açores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório