Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Antiguidade ignorada no estudo sobre salários

O estudo, encomendado pelo Governo, que comparou os salários do sector público com os do sector privado não teve em conta a antiguidade dos trabalhadores, uma falha que justificará as conclusões que revelaram ganhar-se mais no Estado do que no privado, avança o Jornal de Negócios.

Antiguidade ignorada no estudo sobre salários
Notícias ao Minuto

09:46 - 20/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Governo

Os trabalhadores do Estado têm salários acima das remunerações do privado. Foi esta a conclusão do estudo sobre os vencimentos dos dois sectores, encomendado pelo Executivo, que mais polémica causou. No entanto, o Jornal de Negócios aponta hoje uma hipótese que pode explicar a discrepância registada em algumas profissões: é que características individuais como a antiguidade não foram tidas em conta na comparação.

De acordo com o jornal, o estudo que serviria de base para futuras políticas salariais conclui, por exemplo, que os docentes do ensino superior ou os professores do ensino básico e secundário, que trabalhem para o Estado, e que no geral têm mais anos de antiguidade, têm salários superiores aos do privado.

Aliás, as próprias conclusões do documento apontam essa razão para justificar a diferença de valores, que em alguns casos é acima dos 100%. “Esta realidade é, todavia, muito determinada pelo facto de, na administração pública o salário estar mais dependente do factor antiguidade do que no sector privado”, lê-se no texto.

A propósito da antiguidade, um outro estudo, citado pelo mesmo jornal, revela que dez anos de serviço podem representar um aumento de 14,5% no salário, enquanto vinte podem corresponder a uma diferença de 24,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório