Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Japonesa ANA vai pedir compensação à Boeing pelas avarias no 787

O próximo Presidente da companhia aérea japonesa ANA, Osamu Shinobe, disse, numa entrevista esta terça-feira publicada, que vai pedir uma compensação económica à Boeing pelas avarias no 787 que forçaram a suspensão das operações com esses aparelhos.

Japonesa ANA vai pedir compensação à Boeing pelas avarias no 787
Notícias ao Minuto

06:47 - 19/03/13 por Lusa

Economia Aviação

Shinobe, actual vice-presidente executivo da All Nippon Airways (ANA), explicou, em entrevista à agência noticiosa Kyodo, que já comunicou à norte-americana Boeing a sua intenção de exigir uma compensação quando as avarias estiverem resolvidas e os 787 Dreamliner voltarem a estar operacionais.

"Não podemos dar início às negociações até os aviões voltarem a voar", disse.

A companhia japonesa estima que as perdas derivadas do cancelamento de operações com o 787 durante este exercício "se limitem a alguns milhares de milhões de ienes" (1.000 milhões de ienes equivalem a 8,07 milhões de euros), disse Shinobe, que assume a presidência da ANA a 1 de Abril.

A ANA, cujos 17 aviões 787 que tem na sua frota a tornam na maior compradora do modelo da Boeing, informou que, no final de maio, o cancelamento das operações com aquela aeronave representará a suspensão de 3.601 voos domésticos e internacionais.

A companhia suspendeu temporariamente os voos com o 787 a 16 de Janeiro, quando um dos seus Dreamliner se viu forçado a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Takamatsu por um problema numa das suas baterias de lítio.

Este foi o sexto problema técnico detectado num 787 em apenas 10 dias e levou outras oito companhias que possuem o modelo a suspenderem de forma temporárias as suas operações.

Na semana passada, representantes da Boeing indicaram que a empresa dispõe de um novo desenho para as baterias do 787 e que esperam que o problema fique resolvido nas próximas semanas.

Shinobe disse que a instalação das novas baterias deverá demorar cerca de um mês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório