Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Imposto sobre depósitos pode matar a economia do Chipre

A decisão inédita da União Europeia (UE) de impor uma taxa sobre os depósitos bancários no Chipre, em troca do resgate financeiro, pode matar a economia do país, um importante centro financeiro, de acordo com analistas do sector.

Imposto sobre depósitos pode matar a economia do Chipre
Notícias ao Minuto

13:05 - 17/03/13 por Lusa

Economia Analistas

"As consequências podem permanecer no longo prazo", considera Fiona Mullen, uma analista económica especialista no Chipre, ouvida pela agência noticiosa francesa AFP.

Segundo acrescentou, "os serviços financeiros e comerciais são os únicos sectores que geram emprego e receitas fiscais", e estes arriscam-se a sofrer uma dupla penalização, tanto por via da taxa sobre os depósitos bancários, como pelo aumento do IRC.

Os países da zona euro obrigaram o regime de Nicósia a instaurar uma taxa excepcional de 6,75% sobre todos os depósitos com valores inferiores a 100 mil euros, e de 9,9% para os depósitos que excedem os 100 mil euros, retendo ainda os juros que normalmente seriam pagos por estas aplicações.

O Chipre aceitou ainda aumentar o imposto sobre as empresas de 10 para 12,5%.

Os activos bancários no Chipre são oito vezes maiores que o Produto Interno Bruto do país, onde estão instaladas muitas sociedades 'off-shore', que têm beneficiado do baixo nível de impostos.

Para o vice-presidente do instituto de especialistas em contas públicas, Marios Skandalis, "existe um risco real que isto seja uma sentença de morte do Chipre como centro financeiro e centro de confiança".

Estas medidas, disse o especialista, "afectam um sector muito importante da economia cipriota e acabará por ter um efeito negativo sobre o PIB", lembrando que em causa está também "uma importante fonte de receita" do Estado cipriota.

Hubert Faustmann, um analista político alemão no Chipre, considera que esta tributação dos depósitos é, no fundo, uma experiencia, com benefícios e consequências imprevisíveis, e que se por um lado vão agradar a opinião pública alemã porque obrigam aqueles que têm beneficiado do estatuto de paraíso fiscal da ilha para pagar menos impostos e para lavagem de dinheiro a pagar o que devem, também terão graves consequências para a população.

"Estas medidas também vão afectar toda a população e podem matar a economia da ilha", afirmou.

O economista George Thecharides, numa entrevista ao canal TV Sigma, considera que "as consequências não são apenas más para o Chipre, mas também para outros países da zona do euro", disse.

No entanto, a opinião dos analistas sobre o sentido da votação no parlamento sobre o resgate e as medidas que este implica vai no mesmo sentido.

"Eles não podem alterar o texto. É um voto a favor ou contra, e votar contra, significa a falência", disse Hubert Faustmann.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório