Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Sócrates aprovou negócio que pode 'derreter' 500 milhões da Caixa

A Caixa Geral de Depósitos arrisca-se a perder 500 milhões de euros, que estão empatados no grupo catalão La Seda, graças a um negócio apoiado pelo Governo de José Sócrates. O então primeiro-ministro queria, com a instalação em Portugal de uma fábrica do grupo espanhol que produz PET (polímero para componentes usado na industria de moldes), fazer Sines regressar ao “sonho” industrial dos anos 60, de acordo com o i.

Sócrates aprovou negócio que pode 'derreter' 500 milhões da Caixa
Notícias ao Minuto

09:26 - 15/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Sines

A exposição financeira dos 500 milhões de euros da Caixa geral de Depósitos, operação apoiada pelo Executivo liderado por José Sócrates, deve-se ao novo processo de reestruturação do grupo catalão La Seda, que produz PET (polímero para componentes usado na industria de moldes).

De acordo com o i, em causa estão os empréstimos e a participação no capital na La Seda, mas o foco da eventual perda do investimento está no envolvimento da Caixa enquanto accionista e financiador da fábrica da Artlant (Artenius), construída em Sines. Só para a sua construção foram mobilizados 400 milhões de euros.

A promoção do projecto foi uma das bandeiras do investimento estrangeiro do primeiro mandato de Sócrates, o que justificou a participação da Caixa Geral de Depósitos no negócio. O primeiro-ministro, à data, chegou mesmo a lançar a primeira pedra da fábrica em Sines com o então presidente da La Seda.

No entanto, o grupo catalão encontra-se em processo de reestruturação. Apesar de a Caixa não ter respondido às perguntas do i sobre o negócio e o seu eventual prejuízo, o mesmo jornal refere que a apresentação recente dos resultados de 2012 apontava o grupo catalão como um dos motivos para a perda que ronda os 100 milhões de euros na sucursal espanhola do banco público nacional.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório