Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Desemprego chega aos 18,2% e PIB contrai 2,3% este ano

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, revelou esta sexta-feira que o desemprego deve fixar-se nos 18,2% em 2013, devendo atingir um pico de 19% algures durante o ano, e que a economia vai contrair 2,3%.

Desemprego chega aos 18,2% e PIB contrai 2,3% este ano
Notícias ao Minuto

09:49 - 15/03/13 por Eudora Ribeiro

Economia Gaspar

O ministro das Finanças revelou hoje que o Governo espera agora que "o desemprego deve atingir os 18,2% em média anual este ano", prevendo também um "aumento para 18,5% do desemprego, em média anual, em 2014".

Ao falar na conferência de imprensa da apresentação dos resultados da sétima avaliação do programa de ajustamento português, Vítor Gaspar adiantou que "o desemprego poderá atingir o valor [máximo] de quase 19% durante 2013".

Vítor Gaspar admitiu que "o desemprego é uma das experiências mais traumáticas que alguém pode ter" e lamentou que "o desemprego jovem tenha aumentado muito", recordando que o crescimento, o emprego e o combate ao desemprego, e em especial ao desemprego jovem, são temas em destaque no Conselho Europeu, a decorrer em Bruxelas.

No que respeita a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), o Executivo tambémreviu em baixa a estimativa para este ano, esperando agora uma quebra de 2,3%, "mantendo-se a perspectiva de crescimento da actividade económica para 2014".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório