Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Défice pode chegar a 6,6% em 2012 sem contar com ANA

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, revelou esta sexta-feira que o Eurostat chumbou a inclusão da operação de concessão da ANA - gestora dos aeroportos portugueses - na contabilidade do défice de 2012, que pode assim ter chegado aos 6,6% do PIB. O Governo também acordou com a troika novas metas para o défice até 2015.

Défice pode chegar a 6,6% em 2012 sem contar com ANA
Notícias ao Minuto

10:15 - 15/03/13 por Eudora Ribeiro

Economia Ministro

Vítor Gaspar afirmou hoje, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados da sétima avaliação ao programa de ajustamento português, que o Eurostat não acolheu os argumentos do Governo português e chumbou a operação de concessão da gestora dos aeroportos portugueses, que corresponde a cerca de 0,7 pontos percentuais do PIB, no défice orçamental de 2012.

O ministro frisou que, para além da ANA, "existe um conjunto de reclassificações” de outras operações. pontuais, que levam o défice para um valor ainda mais elevado, face à previsão e meta que o Governo tem vindo a reafirmar do défice, de 5% do PIB em 2012.

"Tudo considerado, e o valor do défice orçamental de 2012 poderá atingir os 6,6% do Produto Interno Bruto, no âmbito do Procedimento dos Défices Orçamentais excessivos", disse o ministro das Finanças.

Vítor Gaspar adiantou também que o Governo acordou com troika novas metas para o défice, de 5,5% este ano, 4% para 2014 e 2,5% para 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório