Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Entidades gestoras de água não estão preocupadas com alterações climáticas

Um especialista no sector da água defendeu, esta quarta-feira, que as entidades gestoras não se mostram preocupadas com a adaptação às alterações climáticas, apesar do agravamento de fenómenos extremos como secas e chuvas, realçando que somente a EPAL tem um projecto.

Entidades gestoras de água não estão preocupadas com alterações climáticas
Notícias ao Minuto

17:31 - 13/03/13 por Lusa

Economia Especialista

Rui Sancho, um dos elementos da Comissão Especializada de Qualidade de Água da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem da Água (APDA) referiu que "não há uma preocupação declarada das entidades gestoras em se adaptarem às alterações climáticas".

"O que notamos é que há uma tentativa de ser mais eficiente do ponto de vista energético por uma questão de factura, não para utilizar, por exemplo, tecnologias mais limpas para reduzir a emissão de dióxido de carbono", que tem influência nas alterações climáticas, apontou.

Já a eficiência hídrica "está mais associada à redução de perdas de água e económicas para baixar custos e não há uma estratégia claramente definida para cada uma das entidades gestoras que responderam ao inquérito [realizado em 2011] para se adaptarem às alterações climáticas", acrescentou Rui Sancho.

O representante da Águas do Algarve na Comissão falava à agência Lusa a propósito do Encontro "Alterações Climáticas - Escassez de Água e Eficiências Energética e Hídrica no Ciclo Urbano da Água", que decorre na quinta-feira em Lisboa e pretende reunir especialistas em clima e em gestão de recursos hídricos para trocar informações sobre a situação actual e preparar o futuro.

O objectivo é "discutir os problemas associados às alterações climáticas para o sector de abastecimento de água, como a precipitação elevada, que leva à alteração da qualidade da água de origem utilizada para consumo humano" e perceber como as entidades gestoras se estão a adaptar para enfrentar estes eventos extremos.

"É notório o agravar de eventos extremos nos últimos anos, de precipitações mais intensas e secas mais prolongadas", realçou.

A APDA realizou um inquérito às entidades gestoras em 2011 e uma das conclusões é que Lisboa e Vale do Tejo "é a região com maior taxa de avaliação dos impactos das alterações climáticas na sua actividade, contrastando com o Alentejo, em que as 11 entidades gestoras que responderam não demonstraram grandes preocupações" com estes fenómenos, recordou o técnico.

E isso "pode parecer relativamente estranho, tendo em conta que é uma região com escassez de recurso hídrico", salientou.

Ao contrário, a região do Algarve tem o "maior número de entidades gestoras preocupadas com a eficiência hídrica e em Lisboa e Vale do Tejo localiza-se o maior número de entidades preocupadas com a eficiência energética, mas mais ligada à redução da factura do que à emissão de dióxido de carbono".

Rui Sancho referiu que diversas entidades gestoras em todo o país, quer dos sistemas multimunicipais quer dos municipais, têm efectuado pequenos estudos, financiado teses de mestrado ou de doutoramento nesta matéria, "mas claramente a EPAL tem estado na vanguarda destas preocupações" e representa uma parte importante da população portuguesa.

"Não é do nosso conhecimento que existam outras empresas da dimensão próxima da EPAL a realizar estudos", disse o especialista.

O elemento da APDA realçou ainda que "qualquer alteração no sector ou em cada uma das entidades gestoras tem de ser bem planeada [pois] podemos estar a falar em investimentos necessários com grande volume financeiro".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório