Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Primeiro-ministro irlandês diz que quer evitar exemplo de Portugal

Portugal está a pagar um preço "terrível" pela instabilidade política, considerou hoje o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, numa altura em que tenta manter a popularidade da coligação que lidera antes das eleições.

Primeiro-ministro irlandês diz que quer evitar exemplo de Portugal
Notícias ao Minuto

20:42 - 14/02/16 por Lusa

Economia Enda Kenny

Kenny, citado pela agência Bloomberg, falava aos jornalistas em Dublin depois ter anunciado no início do mês a realização de eleições legislativas a 26 de fevereiro e de as sondagens indicarem que a coligação que lidera dificilmente atingirá uma nova maioria.

O primeiro-ministro irlandês disse ainda que a recuperação económica da Irlanda "não deve ser dada como garantida".

"Não é altura de correr riscos com a economia da Irlanda. (...) O estado da nossa recuperação exige estabilidade, segurança, cabeça fria, mãos firmes e um plano a longo prazo focado na construção de uma economia forte", acrescentou, citado pelo jornal The Irish Times.

Em Portugal, depois da coligação governamental cessante não ter conseguido o apoio maioritário nas eleições legislativas de outubro, os socialistas, segunda força mais votada, acabaram por formar governo, com o apoio parlamentar dos partidos mais à esquerda.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou a intenção de virar a página da austeridade imposta durante o programa de resgate, que foi concluído em 2014.

A Irlanda saiu do programa de assistência financeira em dezembro de 2013 e teve também de aplicar duras medidas de austeridade.

As medidas económicas restritivas deixaram marcas na população e o aparecimento de novos partidos e movimentos contra a austeridade estão a ser vistos como uma possibilidade de mudança política no país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório