Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Este é um Orçamento diferente e que mostra que há uma alternativa"

Mário Centeno, ministro das Finanças, esteve este sábado à tarde no Club Farense, na Baixa de Faro, para apresentar o Orçamento de Estado para 2016, numa sessão de esclarecimento promovida pelo PS/Algarve.

"Este é um Orçamento diferente e que mostra que há uma alternativa"
Notícias ao Minuto

19:38 - 13/02/16 por Anabela de Sousa Dantas

Economia Mário Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, esteve esta tarde de sábado em Faro para uma sessão de esclarecimento sobre o Orçamento do Estado para 2016 e falou num “programa para a legislatura”.

“Temos que assumir esse período da governação que é o período da legislatura, é um Orçamento com compromissos porque assume nesses compromissos os seus principais condicionalismos, desde logo a vontade política do Governo de alterar o rumo da economia portuguesa no sentido do crescimento, no sentido da recuperação de rendimentos”, indicou.

Centeno refere, ainda, que “é nesses compromissos e condicionalismos que assumimos a participação ativa na área do euro”, assumindo “a participação da economia e da sociedade portuguesa no seio da construção da Europa”.

“Este é um Orçamento diferente e que mostra que há uma alternativa, uma alternativa que é responsável e que é sustentada no diálogo”, avança Mário Centeno, destacando a melhoria da proteção social, através do favorecimento do crescimento económico e da criação de emprego.

O ministro sublinha também que este Orçamento tem a preocupação de assegurar o rigor das contas públicas, a consolidação orçamental e a redução do peso da dívida pública no PIB – “indicadores que é muito importante garantir para a economia portuguesa”.

“Obviamente há escolhas que são feitas neste Orçamento e para o Governo essas escolhas são muito claras. Há duas direções que estão neste Orçamento: aumentar o rendimento das famílias e promover a capacidade produtiva das empresas”, esclarece, indicando que será feito de “forma gradual, virando aquilo que designamos de ‘a página da austeridade’”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório