Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"TAP continua a ser privada e Estado não faz gestão diária"

O ministro das Finanças falou a uma televisão norte-americana e explicou a reversão da privatização da TAP.

"TAP continua a ser privada e Estado não faz gestão diária"
Notícias ao Minuto

07:55 - 13/02/16 por Inês André de Figueiredo

Economia Mário Centeno

A decisão do Governo português em recuperar 50% do capital da TAP deixou os investidores estrangeiros apreensivos, contudo Mário Centeno desvalorizou essa preocupação, garantindo que a companhia “permanece uma empresa privada”.

Em entrevista à CNBC, o ministro das Finanças português explicou que “os direitos dos donos privados da companhia foram reforçados em termos do retorno do seu investimento”, mostrando que não houve um gesto prejudicial para o consórcio Gateway.

“O Governo estava interessado apenas na operação, que foi uma negociação, uma negociação de mercado com os donos da empresa para ter algo a dizer sobre o plano estratégico da empresa”, salvaguardando que o Estado não está inserido “na gestão diária da empresa”, mas sim na “parte estratégica”.

O responsável pela pasta das Finanças garantiu à televisão norte-americana que “a TAP é muito importante, a nível estratégico, para o país”, justificando a questão com a “comunidade de portugueses pelo mundo e o turismo”.

“Acompanhamos o plano estratégico atual, não colocamos em questão, aliás como é óbvio, nem os direitos legais nem o valor esperado por aqueles que investiram e continuam a investir na TAP”, esclareceu, mostrando que a natureza da empresa se mantém enquanto “companhia privada”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório