Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Preço do barril Brent sobe 10,97% e fecha sessão nos 33,36 dólares

O barril de crude Brent, para entrega em abril, encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 10,97%, para os 33,36 dólares.

Preço do barril Brent sobe 10,97% e fecha sessão nos 33,36 dólares
Notícias ao Minuto

21:02 - 12/02/16 por Lusa

Economia Mercado

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, terminou a sessão no International Exchange Futures a coitar 3,30 dólares acima dos 30,06 com que fechou as transações na quinta-feira.

A cotação do Brent teve esta subida devido à renovação das especulações sobre a possibilidade de a Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) estar disposta a reduzir a produção.

A subida de hoje encerrou uma semana volátil, em que na terça-feira chegou a cotar abaixo dos 30 dólares, regressando aos níveis de março de 2004.

No conjunto da semana, o barril de Brent acumulou uma descida de 3,02%, em relação à abertura de segunda-feira (34,40 dólares).

Declarações do ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Suhail Al Mazrouei, nas quais mostrou otimismo sobre o regresso da estabilidade aos mercados, estimularam as negociações durante o dia de hoje.

Al-Mazrouei reiterou o apelo da OPEP à cooperação com os principais concorrentes para reduzir o teto da produção total, perante o excesso da oferta que levou os preços a caírem mais de 70% no último ano e meio.

O comentário ocorre no final de uma semana na qual a Venezuela e outros membros do cartel de exportadores intensificaram os seus esforços para que a Arábia Saudita e a Federação Russa negoceiem a redução da produção.

Porém, o último relatório mensal da OPEP, divulgado na quarta-feira, revelou que o grupo aumentou em janeiro a sua produção conjunta em 130 mil barris diários, para os 32,33 milhões de barris.

A maioria dos analistas mostra-se cética quanto a um acordo entre os principais produtores mundiais, se bem que antecipem que a redução dos investimentos provocada pelos preços baixos acabe por afetar a produção e ajudar a equilibrar os preços.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório