Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Faturas? Finanças não estão a conseguir dar conta de validações

É já na segunda-feira que termina o prazo para validar as faturas no sistema e-fatura.

Faturas? Finanças não estão a conseguir dar conta de validações
Notícias ao Minuto

12:45 - 12/02/16 por Zahra Jivá

Economia IRS

As repartições das Finanças não estão a conseguir responder a todos os pedidos dos contribuintes. O prazo para verificar, validar ou acrescentar faturas no Portal das Finanças está a terminar.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) alerta para os perigos que a próxima segunda-feira pode trazer para os contribuintes que não validem as faturas a tempo.

O presidente do sindicato, Paulo Ralha revela ao Notícias Ao Minuto que o problema não é das “questões pontuais”, como tem sido o caso da falha no sistema informático das Finanças, que na quinta à tarde esteve parado e que esta sexta-feira vai estar novamente, entre as 12h30 e as 13h30.

Para Paulo Ralha, o problema tem  a ver com esta nova “metodologia das despesas”. “No ano passado a dedução da coleta não estava dependente mas este ano está. Isto faz com que verifiquem se as faturas estão ou não nos sítios corretos, isto exige tempo, atenção e conhecimentos”.

No entanto, não existe capacidade humana para dar resposta por terem uma “rutura completa nos quadros”. “Há incapacidade de resposta” e muitos dos contribuintes têm dezenas de faturas por verificar, frisa.

Quando questionado pelo Notícias Ao Minuto sobre se já tinham comunicado estes problemas à tutela, Paulo Ralha foi assertivo. “Fizemos vários apelos. A rutura é mais do que conhecida. Fomos reduzidos a um terço dos trabalhadores”.

“Quando se fazem cortes, o resultado é este. Quando não existem apostas em áreas tão cruciais depois há quebras destas”, concretiza Paulo Ralha.

O prazo para validar faturas no site termina a 15 de fevereiro, mas para o presidente do sindicato “estes prazos podiam ser prorrogados até à entrega das declarações de rendimentos”. “Na saúde e na educação é possível através de uma declaração colocar na altura da entrega de IRS. Não haveria problema nenhum”, acrescenta.

“As pessoas ainda não se aperceberam. A liquidação é que vai ser o grande problema. Em alguns casos os contribuintes não vão receber reembolso nenhum e noutros podem até mesmo ter de pagar acréscimos de IRS”, explica Paulo Ralha.

Recorde-se que entrou em vigor na passada segunda-feira o regime transitório que permite aos contribuintes apresentarem outras despesas de educação, saúde, lares e imóveis que não estejam registadas no e-fatura no momento da entrega da declaração de IRS, desde que guardem os comprovativos em papel.

Contactado pelo ao Notícias Ao Minuto, o Ministério das Finanças explicou que ainda estão a avaliar se o prazo para validação de faturas será ou não prolongado, "Estamos a avaliar. Como hoje tem sido referido porque o Portal das Finanças tem estado em baixo. Mas não há previsões".

Ainda a este propósito, de referir que o prazo de entrega da declaração do IRS poderá também ser adiado, tal como noticiámos ontem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório