Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Suspensão de voos preocupa aeroporto do Porto mas é "decisão" da TAP

António Loureiro, das operações do aeroporto Francisco Sá Carneiro, afirmou hoje que a suspensão de voos da TAP de e para o Porto "preocupa", mas é uma "decisão estratégica" da empresa à qual o aeroporto é alheio.

Suspensão de voos preocupa aeroporto do Porto mas é "decisão" da TAP
Notícias ao Minuto

14:00 - 11/02/16 por Lusa

Economia Operação

"Preocupa-me sempre que alguém sai daqui, é óbvio que, seja a TAP seja quem for, quando deixam de voar para cá que me preocupo. É menos um cliente, menos uma rota, menos um destino, mas é como tudo, como quando vou ao supermercado e a marca de bolachas que costumo comprar não está lá eu fico preocupado, e tenho de ir procurar a outro sítio que tenha aquelas bolachas. É a vida", afirmou António Loureiro.

Para o responsável, "as companhias [aéreas] têm as suas opções estratégicas e sempre que a TAP ou qualquer outra companhia (...) procurar o aeroporto" do Porto a administração está pronta para "ajudar e criar as condições operacionais necessárias".

António Loureiro, que falava esta manhã aos jornalistas no âmbito da apresentação da nova rota da Wizz Air Porto-Varsóvia (Polónia), destacou que "a política de voos pertence às companhias" e estas, "como em qualquer negócio, fazem os seus planeamentos e as suas rotas de acordo com a procura que preveem".

A TAP anunciou a suspensão das ligações diretas do Porto para Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica) e Roma e Milão (Itália) e a partir de 27 de março, alegando que estas rotas são deficitárias.

Considerando que o negócio da aviação "nos últimos anos tem vindo a evoluir muito rapidamente", o responsável afirmou que a suspensão destes voos da TAP "é mais um movimento que tem acontecido com outras companhias, que foram saindo [do aeroporto do Porto] e voltaram", como a British Airways e a KLM.

"Não é uma situação em que possamos intervir ou ter uma influência direta", disse, admitindo, contudo, que "a TAP é muito importante para o Porto" e é uma companhia aérea com quem o aeroporto Sá Carneiro "sempre teve muito boas relações".

Afirmando que o negócio das companhias aéreas "é bem mais complexo do que à primeira vista pode parecer", António Loureiro referiu que "haverá razões operacionais e de negócio que levem a estas alterações [de voos da TAP]" que, para a administração do aeroporto, "são normais".

"É óbvio que [a TAP] é uma companhia diferente, toca-nos de alguma forma de outra maneira, mas em termos de negócio é mais uma, temos que respeitar as suas decisões", afirmou.

O responsável frisou que o objetivo do aeroporto do Porto é atrair cada vez mais companhias e ter novas rotas, sendo que, "como alguém dizia, ninguém vem para o aeroporto porque ele é bonito, mas porque a região tem vindo a crescer, tem vindo a atrair passageiros".

"O sucesso das companhias aéreas, qualquer uma delas e também a TAP, é o sucesso do aeroporto", disse.

Sem querer comentar a posição do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que admitiu na quarta-feira apelar à população da região para não voar na TAP, Loureiro referiu, contudo, que esta suspensão de voos não afetará o "crescimento moderado" previsto para este ano para o aeroporto.

"A nossa perspetiva é continuar com o crescimento moderado", disse, adiantando que haverá novas rotas e um aumento de operação por parte de algumas companhias aéreas.

O Porto terá no verão mais uma nova rota da Ryanair para Copenhaga (três vezes por semana), quatro ligações por semana da Easyjet para o Funchal, o aumento do número de voos da Air Transat para Toronto, um aumento da operação da Transavia (Paris e Lion), um aumento de três frequências semanais na operação da SN Brussels para Bruxelas, seis voos por semana da British Airways para Gatwick, duas novas operações da Vueling (para Amesterdão e Zurique), bem como a nova rota para Andorra (Andorra Airlines) e a nova operação da Lufthansa para Munique.

O aeroporto do Porto terminou 2015 registando mais de oito milhões de passageiros, mais 16,7% do que no ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório