Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Portugal tem de estar preparado para mais austeridade, avisa Eurogrupo

Presidente do conjunto de Ministros das Finanças euopeus veio alertar para a possível aplicação de mais medidas. Governo poderá ser obrigado a mudar novamente o plano orçamental para agradar a Bruxelas.

Portugal tem de estar preparado para mais austeridade, avisa Eurogrupo
Notícias ao Minuto

13:04 - 11/02/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Orçamento

O anúncio oficial do Eurogrupo ainda não chegou, mas as primeiras notícias vindas da reunião dos Ministros das Finanças em Bruxelas não são boas para Portugal. Segundo a SIC, o presidente da autoridade europeia lançou um aviso à navegação, dirigido ao Governo de António Costa.

Para Jeroen Dijsselbloem, o Executivo socialista deve preparar-se para aplicar mais medidas de austeridade, de forma a garantir o cumprimento das metas estabelecidas pelo Pacto Orçamental. Apesar do ajustamento à proposta inicial de Orçamento entregue por Mário Centeno na Comissão Europeia, o Eurogrupo não está convencido da estratégia delineada pela equipa de Mário Centeno.

"Ouvi o novo Governo em Lisboa dizer que está muito comprometido com o Pacto de Estabilidade e Crescimento e muito comprometido com as regras orçamentais que temos, e esse compromisso é muito importante. Acho que é um sinal de confiança, e esperamos ouvi-lo novamente hoje da parte do ministro", disse Dijsselbloem, à entrada para uma reunião na qual será discutido o plano orçamental português.

As negociações entre o Governo português e Bruxelas ao longo das últimas semanas levaram a uma alteração de várias medidas, acabando por trazer um aumento de impostos e uma menor reposição de rendimentos do que inicialmente previsto. A 'luz verde' da Comissão foi dada na semana passada com um cenário que aponta para um défice global de 2,2% em 2016 e um ajustamento estrutural de 0,3% do PIB.

Apesar de uma aproximação entre Portugal e Bruxelas, os números parecem não ser ainda suficientes para convencer os Ministros das Finanças da zona euro a dar o 'sim' a Portugal para que possa ser aplicado o Orçamento do Estado de 2016.

[Notícia atualizada às 13h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório