Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Esqueça a China. A Índia vai ser o novo mercado-chave do petróleo

Queda da produção e do consumo na segunda maior economia do mundo deu primeiros sinais de uma mudança estrutural do sector energético.

Esqueça a China. A Índia vai ser o novo mercado-chave do petróleo
Notícias ao Minuto

09:07 - 11/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

O excesso de produção e procura decrescente têm vindo a pressionar o petróleo ao longo dos últimos meses, levando a matéria-prima para os preços mais baixos da última década. A conjugação de petróleo barato e abrandamento económico dos gigantes mundiais está a criar uma vaga de perdas dos mercados e a suscitar receios de um arrastamento do contexto actual.

Para descansar as mentes mais aceleradas, a Agência Internacional de Energia (AIE) deixou a garantia que a dependência mundial do consumo chinês de petróleo está a cair e vem aí um novo colosso: a Índia.

“A China foi o principal motor da procura energética na última década e o seu crescimento vai continuar a ultrapassar a maior parte dos países até 2040, mas o seu papel como grande consumidor de energia global vai ser assumido pela Índia”, garantiu Keisuke Sadamori, director da divisão de mercados energéticos da AIE. Os cálculos da autoridade internacional apontam para uma mudança de papéis entre China e Índia nos próximos dez anos, que deverá manter-se pelo menos até 2040.

Recorde-se que no ano passado a Índia aproveitou o abrandamento chinês para se tornar a economia com maior crescimento do mundo, graças a um aumento da produção na ordem dos 7,3%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório