Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Associação defende que incentivo aos carros elétricos deve manter-se

A Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos defendeu hoje que o valor do incentivo à aquisição destes veículos deve manter-se inalterado, considerando que a proposta de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) revela uma "inesperada" redução nesta matéria.

Associação defende que incentivo aos carros elétricos deve manter-se
Notícias ao Minuto

17:41 - 10/02/16 por Lusa

Auto OE2016

"A análise desta proposta de OE2016 traduz-se numa inesperada e inopinada redução dos incentivos à compra de veículos elétricos e emite uma mensagem absolutamente contrária a tudo o que está escrito sobre a Mobilidade Elétrica no programa eleitoral do PS", refere a associação num manifesto divulgado hoje.

Segundo a associação, não se deve "criar retrocesso na desejada mudança para as tecnologias não poluentes", sendo por isso necessário manter os incentivos à aquisição de veículos elétricos.

O manifesto defende que "deve ser, de imediato, recuperada e mantida em condições de operação a atual rede de carregamento público, "atualmente votada ao mais completo abandono" e que deve ainda existir um incentivo "para todos os que desejem trocar um veículo poluente com idade inferior a 10 anos por um veículo elétrico".

Entre outras reivindicações, a associação quer também que este tipo de veículos tenha "autorização de circulação nas faixas BUS em todo o país" e isenção do pagamento de portagens nas autoestradas e nas pontes Vasco da Gama e 25 de Abril (acessos a Lisboa).

A mesma isenção de pagamento é requerida em áreas reservadas, como o Parque da Peneda-Gerês, "devido à sua não emissão de gases poluidores".

Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, as medidas que descreve estão em vigor em diversos países, "especialmente na Europa, onde a Noruega é um exemplo de apoio ao desenvolvimento da Mobilidade Elétrica".

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório