Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

"Não se pode dizer que carga fiscal seja insuportável entre nós"

Jurista discorda de discurso da Direita sobre carga fiscal.

"Não se pode dizer que carga fiscal seja insuportável entre nós"
Notícias ao Minuto

16:28 - 10/02/16 por Pedro Filipe Pina

Economia Vital Moreira

Para Vital Moreira, “os partidos da Direita e a imprensa que lhe é afeta estão fazer um grande aranzel com a subida de alguns impostos” na proposta de Orçamento do Estado para este ano.

O cabeça de lista do PS às eleições europeias de 2009 assina um texto no blogue que partilha com Ana Gomes, Causa Nossa, onde considera que há duas “observações” a ter em conta na hora de falar de impostos.

“A subida desses impostos é mais do que compensada com a descida de outros, a começar pelo IRS, o que até torna o sistema fiscal um pouco menos injusto”, considera Vital Moreira, que diz ainda que Portugal continua “com uma carga tributária (impostos mais as contribuições para a segurança social) inferior à média da UE”.

A ilustrar a opinião, Vital Moreira partilhou um gráfico com dados do Eurostat referentes a 2013, sobre a carga tributária. Embora realçando que o ideal seria comparar Portugal com Irlanda e Espanha, países onde a carga tributária é menor, "mesmo assim, não se pode dizer que ela seja insuportável entre nós", considera.

Na sua análise, Vital Moreira considera ainda que “o mais provável é continuar a pressão para o aumento da carga fiscal” devido à pressão para reduzir substancialmente o défice orçamental, bem como aumentar o saldo primário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório