Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Crédito malparado das famílias no valor mais baixo em três anos e meio

Há muito que os portugueses não tinham tão pouco dinheiro em empréstimos de cobrança duvidosa. Dados do Banco de Portugal dão conta de uma queda forte no último mês de 2015.

Crédito malparado das famílias no valor mais baixo em três anos e meio
Notícias ao Minuto

14:04 - 10/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Banca

O sistema financeiro português viveu em dezembro um dos meses mais animadores desde que o Banco de Portugal recolhe dados do crédito malparado. Desde a primeira data de publicação em 1997, nunca o financiamento de cobrança difícil às famílias caiu tanto num só mês.

No total, o valor de crédito malparado diminuiu em 354 milhões de euros, chegando ao valor mais baixo desde setembro de 2012. Mais de três anos depois, as famílias portuguesas voltam a dever menos de 5.000 milhões de euros à banca nacional, uma barreira simbólica que espelha o ambiente de taxas de juro historicamente baixas que tem facilitado as amortizações.

Nas empresas a melhoria foi ainda mais sgnificativa, mas a queda de 955 milhões de euros no montante em falta apenas permitiu que o crédito malparado caísse para níveis equivalentes aos registados em janeiro do ano passado. No final de 2015, as companhias nacionais deviam um total de 12.601 milhões de euros à banca, segundo os dados estatísticos divulgados pelo Banco de Portugal, um valor que significa uma queda de 6,9% na comparação com o último dia de novembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório