Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Contas de serviços mínimos passaram a ser regra em 2015

Portugueses apostam cada vez mais nos depósitos com condições mais básicas. Legislação do final do ano passado facilitou o acesso a este tipo de contratos.

Contas de serviços mínimos passaram a ser regra em 2015
Notícias ao Minuto

11:49 - 10/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Banca

Os serviços mínimos bancários ganharam importância decisiva no sistema bancário português em 2015. Três anos depois da entrada em vigor, os clientes da banca voltaram a apostar forte nas contas com pagamentos reduzidos, aproveitando uma mudança implementada pelo Banco de Portugal que democratizou a adesão.

A partir de outubro, todas as instituições financeiras passaram a ser obrigadas a oferecer contas de serviços mínimos, oferencendo aos clientes uma oportunidade que muitas centenas de portugueses não deixaram passar. O número de depósitos com serviços básicos chegou a 24.068 no final de 2015, um crescimento de 30% face à primeira metade do ano e de 73% na comparação com dezembro de 2014, revelam dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

A maior parte das contas deste tipo foi aberta em 2015, mas cerca de 36% das pessoas optaram por converter um depósito à ordem com maiores custos diretos numa conta de serviços básicos. No total, foram criados 11.299 novos depósitos associados a um contrato de prestação de apoio básico pela banca no ano passado e foram encerradas 1.115 contas deste tipo entre janeiro e dezembro.

[Notícia atualizada às 12:25]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório