Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Governo anuncia pacote de 1.500 milhões para capitalizar empresas

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vai anunciar hoje um pacote de instrumentos financeiros dirigidos à capitalização das empresas, ao estímulo da economia e ao empreendedorismo qualificado, no montante de cerca de 1.500 milhões de euros.

Governo anuncia pacote de 1.500 milhões para capitalizar empresas
Notícias ao Minuto

07:40 - 10/02/16 por Lusa

Economia Investimento

De acordo com o ministério da Economia, no âmbito deste conjunto de instrumentos financeiros, serão disponibilizados mecanismos que visam não só a aceleração dos processos de reestruturação empresarial como também a capitalização das empresas, reduzindo a dependência relativa ao crédito bancário.

Os instrumentos financeiros serão lançados através dos veículos 'Fundo de Capital e Quase Capital' e 'Fundo de Dívidas e Garantias', enquadrados nas linhas de Crédito com Garantia Mútua, de Financiamento a Operações de Capital Reversível, de Financiamento a Fundos de Capital de Risco e de Financiamento a Business Angels.

No caso da Linha de Crédito Com Garantia Mútua, dirigida à dotação do Fundo de Contragarantia Mútuo, com vista à flexibilização das condições de financiamento bancário a pequenas e médias empresas (PME), o financiamento a disponibilizar é até 1.000 milhões de euros.

Esta linha dirige-se a projetos de reforço da capacitação empresarial para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, ou com inovações a nível de processos, produtos, organização ou marketing, através da criação ou reforço de instrumentos de financiamento por capitais alheios, em concreto através da concessão de garantias a Sociedades de Garantia Mútua, que por sua vez irão garantir financiamentos bancários às empresas.

Em grande medida, este instrumento visa assegurar "a continuidade das linhas atualmente existentes", adiantou o ministério da Economia.

A Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível, dirigida ao cofinanciamento de intermediários financeiros para a realização de operações de capital reversível junto das PME, terá um financiamento até 80 milhões de euros e visa capitalizar as empresas, aumentar os seus rácios de autonomia financeira, melhorar os níveis e a qualidade de informação e o perfil de gestão e de 'governance'.

"As operações realizam investimentos nas empresas como capital, podendo essa posição vir a ser revertida a médio prazo, com a transformação dessas participações em empréstimos a médio e longo prazo, uma vez atingidos os objetivos de negócio e capitalização inicialmente definidos pelas empresas", explica a tutela.

Por sua vez, a Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, que visa promover a criação e desenvolvimento de empresas em fase de arranque, contará com um financiamento até 400 milhões de euros a ser disponibilizado às empresas, de acordo com o ministério da Economia.

A Linha de Financiamento a Business Angels terá um financiamento até 66 milhões de euros e é destinada ao cofinanciamento de entidades veículo de "business angels", tendo em vista promover a criação e desenvolvimento de empresas em fase de arranque.

Este instrumento financeiro visia projetos e empresas que tenham elevadas perspetovas de crescimento e rentabilidade, por via dos "business angels".

Estes instrumentos financeiros, que Manuel Caldeira Cabral irá anunciar na cerimónia PME Excelência 2015, serão financiados por fundos europeus, no âmbito do Portugal 2020.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório