Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Empréstimos 'tóxicos' da banca italiana continuam a aumentar

Problema identificado pelas autoridades europeias voltou a piorar no último mês de 2015. Investidores estão preocupados com possíveis consequências futuras.

Empréstimos 'tóxicos' da banca italiana continuam a aumentar
Notícias ao Minuto

14:38 - 09/02/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Zona Euro

A ‘bolha’ de empréstimos ‘tóxicos’ da banca italiana continua a encher e as preocupações dos investidores não dão descanso às ações do sistema financeiro.

O Banco de Itália confirmou que o fundo de gestão de ativos ‘maus’ cresceu 9% em dezembro de 2015 face ao mesmo mês do ano anterior, passando a contabilizar um total de 201 mil milhões de euros. Em relação a novembro, o valor quase não sofreu alterações, mas ainda assim o receio de um colapso semelhante ao de 2008 está a lançar alertas nas bolsas.

A banca italiana é responsável por cerca de um terço de todos os empréstimos ‘tóxicos’ do sistema financeiro da zona euro e está a ser responsável por perdas pouco vistas que ajudaram a provocar uma onda de perdas nos mercados acionistas europeus.

Os mercados estão a trocar nas cotações mais baixas desde 2014 e continuam a caminhar a passos largos para uma desvalorização que traz de volta os fantasmas da queda do Lehman Brothers.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório